Museu Do Oriente Dedica Exposição Ao Japão Suas Festas E Rituais

As Festas e os Rituais do Japão são o tema da nova exposição temporária do Museu do Oriente, em Lisboa, que reúne mais de 1500 peças do acervo da Fundação.

A mostra pretende “dar a conhecer as celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, na sua forma de conceber o mundo, o lugar do indivíduo e a relação com a comunidade.”, e “desvenda o universo das crenças japonesas: o panteão das divindades e seus atributos, as principais festividades e os respectivos contextos, práticas e objectos”.

As purificações de Ano Novo, os altares das festas dos Rapazes e das Raparigas, os cultos de fertilidade ou as oferendas do festival dos mortos são algumas das festas e rituais tradicionais que se realizam no Japão, ao longo do ano. Muito para além da dimensão religiosa que lhes está na origem, estas festas mobilizam a sociedade japonesa em torno de valores e princípios partilhados: assegurar protecção,
prosperidade e o bem comum.

Partindo dos princípios do Xintoísmo – culto dos espíritos kami – e Budismo no Japão, a exposição convida a um périplo pelo calendário das celebrações anuais.

Com momentos solenes e outros de puro divertimento, tão variadas quanto populares, todas assentam na importância do ritual. É através destas práticas que se propiciam as divindades e se assegura a harmonia entre homens e natureza. A exposição apresenta alguns dos rituais mais importantes, os espaços onde estes decorrem e seus elementos simbólicos.
Perpetuados ao longo de gerações, os rituais reforçam os laços de pertença entre os indivíduos e traduzem-se, hoje, em valores centrais da sociedade japonesa: cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade humana e ambiental.

A mostra Japão: Festas e Rituais pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00; e sexta-feira das 10h00-20h00 (entrada gratuita das 18h00 às 20h00). Os bilhetes podem ser adquiridos no local e têm um custo de 6 euros.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorParedes De Coura Já Tem Cartaz Fechado
Próximo artigoConventos De Lisboa De Portas Abertas Até Dia 27 De Maio

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome