Museu Nacional De Arqueologia Apresenta Exposição Identidade E Cultura. Património Arqueológico De Sharjah

O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, tem patente ao público a exposição Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU), que dá a conhecer a ocupação humana, numa parte da Península Arábica – o território de Sharjah -, desde a Pré- História à contemporaneidade.

Organizada em colaboração entre a Direcção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e a Autoridade Arqueológica de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a exposição está patente, em Lisboa, até ao dia 31 de dezembro de 2020 e mostra uma cultura material pouco habitual nas propostas expositivas nacionais.

Na narrativa constam naturalmente também os vestígios materiais dos contactos mantidos nesta região com os portugueses nos séculos XVI e XVII: primeiros europeus a chegar à Península Arábica, a temporalmente longa e estreita relação entre os dois países é também realçada pelo discurso expositivo de “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)”.

A exposição apresenta ainda os resultados científicos das escavações em Kelba Kor Kalba e das prospeções subaquáticas na região, que a Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah, integrada no Instituto de Arqueologia e Paleociências da NOVA-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, ali tem vindo a realizar.

O conjunto de bens culturais expostos, num total de cerca de 170, integra para além dos que foram cedidos por Sharjah, ainda outros, propriedade de relevantes instituições culturais portuguesas, tais como: Direção-Geral do Património Cultural, Arquivo Nacional/Torre do Tombo, Biblioteca do Forte de São Julião da Barra/Ministério da Defesa Nacional; Academia Militar/Exército Português, Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia de Ciências de Lisboa, Colecionadores Mário Roque e Mário Varela Gomes. Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e de Sua Alteza Sheik Doutor Sultan bin Muhammad Al- Qasimi, Emir de Sharjah e Membro do Conselho Supremo dos Emirados Árabes Unidos, esta exposição resulta do trabalho de conceção e organização de uma equipa mista de comissários científicos de ambos os países.

O projeto museológico de “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)”, da autoria dos arquitetos Mário Varela Gomes, Rita Varela Gomes e André Rama Pires, propõe também uma relação espacialmente diferente com a galeria de exposições temporárias do Museu Nacional de Arqueologia, proporcionando ao visitante uma sensação muito distinta da habitual e previsível retilinearidade que encontra no espaço.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, sendo a última entrada às 17h30. O preço do bilhete tem um custo de 5 euros.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorUte Lemper – Rendez Vous With Marlene Em Junho No CCB
Próximo artigoExposição Lar Doce Lar De Joana Vasconcelos Para Ver No Edifício Dos Leões Em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome