Museu Nacional Grão Vasco Assinala 100 Anos da Sua Fundação

MNGV_001O Museu Nacional Grão Vasco, de Viseu, celebra 100 anos de existência no próximo dia 16 de março, tendo preparado um programa com várias iniciativas alusivas à efeméride, que envolvem toda a cidade sob o mote “A Festa do Museu, a Festa de Viseu”.

No total são cerca de 50 iniciativas museológicas, expositivas, artísticas, educativas e editoriais, que estão em curso desde setembro de 2015 e decorrem até março de 2017, na cidade e em vários pontos do país.

O programa do centenário é de âmbito nacional, e reúne a participação de peritos e convidados portugueses e estrangeiros, inclui acções no próprio museu, bem como noutros espaços de Viseu e do País.

“Celebrar o centenário do MNGV é também uma oportunidade para celebrar o património e a cultura portuguesa, destacando estes recursos como fundamentais à projeção do nosso País no contexto contemporâneo, com reflexos no desenvolvimento regional e impactos alargados a áreas como a educação, turismo e economia”, explica Agostinho Ribeiro, Diretor do MNGV, em comunicado.

O dia 16 de março marca o ponto alto do centenário do museu e sob o mote “A Festa do Museu, a Festa de Viseu”, vão decorrer na cidade várias acções como o lançamento de edições temáticas, celebrações solenes, um concerto do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a inauguração da exposição História do Museu Nacional Grão Vasco, desde os antecedentes da sua fundação à atualidade.

centenario_museuO programa do centenário do MNGV inclui ainda as exposições Diálogos Intemporais, do escultor Rogério Timóteo; uma parceria com a galeria ArtG de Viseu e KORNTAL – Aguarelas, de Júlio Resende, um projeto promovido em parceria com a Ordem dos Advogados – Delegação de Viseu, que podem ser vistas até 26 de junho; e ainda a mostra Janelas Indiscretas, uma intervenção a quatro tempos no pátio interior do museu, com inauguração prevista para breve.

O Museu Grão Vasco foi fundado a 16 de março de 1916, por Francisco Almeida Moreira, com o objetivo de preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as pinturas de Vasco Fernandes, está localizado no centro histórico, no Paço dos Três Escalões, um imponente edifício granítico do século XVI e próximo da Sé Catedral.

O seu acervo resulta de aquisições, legados e doações, atualmente reúne obras de arte de diversa tipologia e épocas, incluindo 22 bens classificados como tesouros nacionais.

A coleção principal é constituída por um conjunto de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), conhecido como o Grão Vasco, e dos seus colaboradores e contemporâneos.

Reúne também objetos e suportes figurativos, originalmente destinados a práticas litúrgicas – pinturas, esculturas, peças de ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco, peças de arqueologia, uma coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

museu_grao_vascoEntre 2001 e 2003, o edifício foi alvo de um projeto de intervenção da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, que o adaptou às exigências de um novo programa museológico.

Foi classificado museu nacional em maio de 2015, passando a ser o terceiro museu com a designação de nacional localizado fora de Lisboa, além dos museus Soares dos Reis no Porto e Machado de Castro em Coimbra.

O museu está aberto terça-feira das 14h00 às 18h00, e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Os bilhetes custam …. E podem ser adquiridos no local.

Ao longo de 2016 a cidade de Viseu assinala também os 500 anos da Dedicação da Sé de Viseu, os 500 anos da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e os 100 anos da edificação dos Paços do Concelho que transformam a cidade no epicentro da celebração da história e cultura portuguesa.

Texto de  Elsa Furtado

Artigo anteriorO Bando das Cavernas Tem Nova Aventura
Próximo artigoRobin Schulz Atua no Sumol Summer Fest 

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome