Musgo Apresenta Valdez Capitão Sem Pátria

A Musgo Produção Cultural, em co-produção com Instantâneos e Show Doutor apresenta Valdez, Capitão sem Pátria.

O espetáculo, em forma de monólogo, num tom trágico-cómico ácido, lida com a fragilidade individual perante a máquina burocrática e cega de um sistema assente em algoritmos “infalíveis”. Apontando para uma espécie de distopia apocalíptica, que retira identidade às pessoas, Valdez, que nunca quis participar nos destinos do país, vê-se a braços com um país que já não reconhece.

Valdez, um português comum, distante das realidades globais, preso no seu quotidiano e indiferente aos destinos do país, vê-se convocado para uma guerra que não compreende. No campo de batalha e incapaz de lidar com os horrores do conflito, arranja forma de fugir. Fabricando histórias de bravura e justificações para sua deserção, tenta encontrar refúgio num Canadá sobrelotado que trata de o deportar para o Sudão de onde é enviado de volta para Portugal.
Acusado de deserção e traição à pátria, Valdez apresenta-se no “Teatro de Operações Judiciais”, tribunal montado para o efeito nos teatros do país.
Enfrentando a pena de morte, tem apenas uma hora para argumentar e montar a sua defesa.
O júri é composto pela audiência.
Poderá ele salvar-se?

O espetáculo questiona o poder do Estado sobre o indivíduo, a fragilidade da identidade em tempos de guerra e a ironia de um homem simples que tenta sobreviver num sistema complexo que o vê como traidor.

O texto é de Cortes Galvão, com direção artística de Ricardo Soares e interpretação de Nuno Fradique.

A estreia está marcada para hoje, 14 de dezembro, às 19h00, no Forno – Espaço Cultural, em Rio de Mouro, Sintra, estando uma sessão marcada para sexta-feira, 20 de dezembro a partir das 19h00.

Reservas para o número Tm: 966 472 265 e email: valdezcapitaosempatria@gmail.com. Os bilhetes estão à venda no local.

Autor:Texto de Ana Filipa Corrreia
Artigo anteriorCasa Do Artista Promove Festival Na Minha Casa Em 2025
Próximo artigoKreator Sobem Ao Palco Da Sala Tejo Já Amanhã

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome