Presente no dia a dia de muitas famílias portuguesas, o NESQUIK®, a bebida achocolatada para crianças preferida dos portugueses, comemora 50 anos em Portugal.
Na realidade este produto conta com mais alguns anos, pois foi lançado nos Estados Unidos em 1948, com o nome Nestlé Quik, transmitindo a ideia de uma forma instantânea e rápida de preparação do produto, adicionando apenas o leite.
Com enorme sucesso, começou a ser comercializado por toda a Europa com o nome NESQUIK® e chegou a Portugal em 1964.
A este sucesso juntou-se a crescente popularidade, com direito a mascote, o divertido coelhinho castanho com um enorme colar azul com a letra Q, de Quicky, que veio transformar o ato de beber leite num ritual divertido e único para as crianças de todo o mundo. O Quicky tem já 41 anos!
A mascote escolhida para representar o NESQUIK® em Portugal foi um saltitante canguru que apareceu em 1983, de seu nome Cangurik! Acompanhado pela música de Suzy Paula, o sucesso foi inevitável e apenas com 1 ano, em 1984, foi o rosto da campanha para a preservação da floresta e teve direito a um single com música de Carlos Paião e interpretação de Joel Branco.
Em termos de estratégia da marca e para consolidar o reconhecimento do produto NESQUIK®, a Nestlé decidiu que a melhor opção seria a uniformização da imagem do NESQUIK® com uma única personagem e é em 1989 que aparece o Nesquick Bunny, com a original letra Q do enorme colar a ser substituída por um N e com o Quicky a vestir uma camisola amarela.
E é já no início dos anos noventa que o Nesquik Bunny chega a Portugal.
Muitas foram as iniciativas que promoveram o NESQUIK® em Portugal, com a criação do Clube NESQUIK®, o “Verdadeiro Clube das Crianças”, o jornalinho, a operação Quicky responde, a lojinha do Quicky e a grande promoção NESQUIK® e horários escolares, que marcaram a infância de muitas crianças.
E como a inovação é também desejada por todas as crianças, a família NESQUIK® foi crescendo, com o lançamento em 1986, do NESQUIK® pronto para beber, pronta para levar para a escola e beber ao lanche.
Em 2004, a fórmula do produto foi totalmente reformulada e fortificada com a adição de cálcio, vitamina C e outros minerais essenciais para um crescimento forte e saudável, reafirmando o compromisso da marca em oferecer uma alimentação saudável e essencial para o desenvolvimento das crianças.
Nesse ano, assistimos ao programa “Missão Segurança”, com desenhos animados dedicados à prevenção rodoviária infantil, onde surgiram as famosas estrelas Brisinha, Quicky e Beetle, que representavam as mascotes da Brisa, NESQUIK® e Volkswagen, respetivamente.
Foram muitos os produtos que continuaram a surgir, para além do achocolatado NESQUIK® pronto a beber. Em 1993 chega-nos os Cereais NESQUIK®, uma combinação de arroz, milho e achocolatado em pó, fabricado em Portugal. Em 1998, surgiram as tabletes bombons NESQUIK® e em 2001 foi a vez das barras de cereais, seguindo-se em 2002 o NESQUIK® líquido. Em 2005 apareceu o NESQUIK® Júnior, o único achocolatado com cereais adaptado a crianças a partir dos 2 anos e em 2010 a inovação da marca foi marcada pelo lançamento do Nescafé Dolce Gusto NESQUIK®, cápsula para ser utilizada nas máquinas de bebidas rápidas para uso doméstico com o famoso e delicioso sabor do achocolatado.
Já este ano chegou ao mercado uma nova receita, a Opti-StartTM, que complementa os benefícios do leite adicionando o sabor irresistível do NESQUIK® numa seleção exclusiva de vitaminas e minerais importantes para o corpo e a mente.
Atualmente são consumidas diariamente 30 milhões de bebidas NESQUIK®, em mais de 100 países, pois o NESQUIK® não só torna o sabor do leite irresistível mas é uma importante fonte de nutrientes para os mais pequenos, rico em Vitamina, Ferro e Zinco.
E para recordar os bons velhos tempos, em jeito de comemoração do aniversário, espreite aqui um dos filmes que animavam os mais pequenos.
Texto de Marta Plácido














