O Palácio Nacional de Queluz acolhe entre 19 de outubro e 4 de novembro, a 4ª edição de Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie, sempre às 21h30, com sete espetáculos na Sala do Trono e na Sala da Música.
No dia 19 de outubro, Stefania Neonato e Francesca Vicari abordam o repertório para violino e tecla do período Clássico em As Várias Faces De Um Mesmo Género, com o pianoforte Clementi, instrumento histórico (datado de c.1805) do acervo do Palácio de Queluz.
No dia seguinte, o tenor inglês Ian Bostridge e a pianista Saskia Giorgini sobem ao palco com Dos Salões Londrinos Até à Sala de Concerto, um recital que dará a ouvir obras de Haydn e Schubert.
No dia 21 de outubro, o ensemble Accademia del Piacere e o soprano Nuria Rial apresentam Muera Cupido – A Tradição Musical Teatral em Espanha em 1700, incursão pela música de autores como Sebastián Durón, José de Torres ou José de Nebra.
No dia 27 de outubro, o saltério, instrumento medieval que gozou de grande popularidade em Espanha até finais do século XVIII, soará no Palácio de Queluz, trazido pelo ensemble Il Dolce Conforto.
Destaque para a estreia mundial moderna, no dia 28 de outubro, que visa recuperar as óperas e serenatas escritas durante o século XVIII para o Palácio. Em 2018, é a vez da serenata Perseo, de João de Sousa Carvalho, ouvida pela primeira vez no verão de 1779, com interpretação de um conjunto de solistas e da Orquestra Divino Sospiro, sob a direção do maestro Vanni Moretto.
No dia 3 de novembro, a Orquestra Barroca Casa da Música com o solista e maestro alemão Andreas Staier, apresentam Portugal no Mapa do Barroco e um hit de Boccherini, um programa em torno dos dois concertos para tecla de Carlos Seixas (1704-42) e da música ibérica de Setecentos.
Um dia depois, o soprano Raffaela Milanesi, que, acompanhada da orquestra Divino Sospiro, sob a direção de Massimo Mazzeo, protagoniza o programa Mozart e o Estilo Napolitano encerrando a 4ª Temporada de Música da Parques de Sintra.
O ciclo Noites de Queluz é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e online, e o preço de bilhete por concerto é de 10 euros.
















