"O Crepúsculo dos Deuses",de Richard Wagner, inicia Sexta-Feira a nova temporada do São Carlos

O Crepúsculo dos Deuses / Götterdämmerung, o último episódio da saga dos Nibelungos, inspirada na mitologia nórdica, foi a ópera escolhida para inaugurar a nova temporada lírica do Teatro Nacional de São Carlos, que tem início na próxima sexta-feira, dia 9 de Outubro, às 18h00.

crepusculo dos deuses

Götterdämmerung completa o ciclo do Anel de Wagner Com um prólogo e três actos, esta ópera apresenta pela primeira vez Hagen, cujo desejo fanático de conquistar o Anel desencadeia o trágico final do ciclo. Personagens novos são o rei Gunther e a sua irmã Gutrune ambos incluídos no plano de Hagen. Ao contrário das outras óperas doAnel, esta inclui um coro para o qual Wagner compôs passagens empolgantes e solenes.

A produção tem encenação de Graham Vick , com cenografia e figurindos de Timothy O’Brien, e mais uma vez (como foi hábito nos outros episódios da saga, Das Rheingold, Die Walküre e Siegfried), o palco foi totalmente alterado e epndido até à plateia, que foi transformada em arena.

Na “arena” do São Carlos vão estar 13 cantores nacionais e internacionais, de que se destacam Stefan Vinke – Siegfried, Michael Vier – Gunther, James Moellenhoff – Hagen, Johann Werner Prein – Alberich, Susan Bullock – Brünnhilde, Sónia Alcobaça – Gutrune, Waltraute – Julia Oesch, Ana Franco e Luísa Francesconi, entre outros.

Acompanham os cantores, 67 elementos do coro do São Carlos, cerca de 40 figurantes, quatro bailarinos e cinco crianças. No fosso vão estar cerca de cem músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesae nos bastidores mais de 40 técnicos e caracterizadores, somando mais de 280 pessoas envolvidas nesta nova produção. A direcção está a cargo do maestro Marko Letonja, que tambem dirigiu as óperas anterioresDie Walküre (representada em 2007) e Siegfried (levada à cena em 2008).

A ópera vai ter récitas nos dias, 9, 12, 15, 21 e 27 de Outubro às 18h00, e dias 18 e 24 às 15h00.

Foto Teatro Nacional de São Carlos
Artigo anterior“Feiticeiro de Oz” estreia no Politeama sábado 10 de Outubro
Próximo artigoSintra lançou roteiro com quatro novas propostas de passeio

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome