Teatro da Cornucópia apresenta O Sonho da Razão

O Teatro da Cornucópia estreia no próximo dia 28 de junho o espetáculo O Sonho da Razão, numa colagem de Luís Miguel Cintra de textos de Diderot, Voltaire, Marquês de Sade e Voisenon.

A peça é adaptada e encenada por Luís Miguel Cintra e conra com as interpretaçõesde Dinarte Branco, Leonor Salgueiro e Luís Miguel Cintra.

Uma rapariga toma conta de um filósofo que parece moribundo. Vem o padre, vem o médico, vampiros tanto do pensamento do velho, como da inocência da moça. A paixãopela Liberdade e pela Razão, o sonho de um pensamento novo e de uma nova humanidade descamba em pesadelo, povoado por galos e galinhas. O célebre diálogo do Marquês de Sade entre o padre e o moribundo e o cinismo de uma mundana marechala vêm pôr fim ao pequenodies irae. É um jogo cénico para três actores, criando novo texto a partir de trechos dos diálogos filosóficos dos iluministas franceses. São questões tão graves como a Civilização face à Barbárie, a hipocrisia Social, o Casamento, a Igreja Católica, os privilégios de classe, o valor subversivo da libertinagem, a conquista da Liberdade, etc. que são abordados em tom de brincadeira. Esconde-se atrás destes textos a vontade de uma mudança social pré-revolucionária. A revolução de 1789 virá trazê-los para a vida pública. O espectáculo inventa os corpos frágeis das vidas humanas por onde a História sempre passa. E os ultrapassa. Passados uns anos, a vida humana já se pode tornar em teatro de boulevard. E rouba o título à famosa gravura de Goya: O sonho da razão engendra monstros.

O espetáculo vai estar em cena de 28 de junho a 8 de julho, e de 17 a 29 de julho, no Teatro do Bairro Alto, de terça a sábado às 21h00 e domingo às 16h00. De 5 a 8 de julho integrado na programação do Festival de Almada. Os bilhetes vão estar à venda nos locais habituais a partir de 15 euros.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorFundação José Saramago já está aberta ao público
Próximo artigoV Temporada de Música Antiga Conde de Oeiras em Oeiras

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome