Observatório Astronómico De Fajão Propõe Várias Atividades Para Este Verão À Luz Das Estrelas

O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão apresentou a sua programação para este verão e conta com dezenas de propostas. A partir de 20 de julho os mais interessados podem desfrutar de sessões de observação do Sol e do céu noturno, workshops de astronomia e passeios de canoa sob as estrelas, concertos e astrofotografia.

O Observatório foi inaugurado no mês passado e é constituído por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial no alto do Fajão, a cerca de um quilómetro a pé e 3 quilómetros de carro da povoação, e por um Quiosque situado no centro da aldeia de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra.

Por ser uma estrutura de observação de entrada e acesso livres, pode ser visitada sem marcação. É aconselhado levar seu próprio equipamento para quem visitar o Observatório a título particular.

Para este verão, o Observatório propõe, de 20 a 27 de julho e de 7 a 14 de setembro, às 18h00, um Workshop de Astronomia: O Sol e Outros Astros – Ver e Compreender o Universo. No dia 27 de julho, pelas 22h00, irá decorrer um Concerto Clandestino – A Um Palmo do Céu, um momento que estará a cargo de Helder Bruno ao Piano.

Em agosto, nos dias 10 e 11, terá lugar um Workshop de Astrofografia: Fotografar e Revelar o Universo, em parceria com Miguel Marques Photography. Ainda no dia 11, o Observatório proporciona Noites das Perseidas: Oberservação de Estrelas Cadentes, Constelações e da Lua ao Telescópio, pelas 22h00, em parceria com FISUA.

Todos os eventos necessitam de inscrição prévia através de um formulário online e disponível no site das Aldeias de Xisto.

A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda a proposta do projeto Aldeias do Xisto: “a imersão e o contacto com a natureza, desta feita sob a abóbada celeste, e com as comunidades locais. O projeto foca-se no usufruto do céu escuro, de estímulo à captação de novos fluxos turísticos e desenvolvimento de novos produtos, de sensibilização para a proteção da paisagem e do céu escuro e de redução da poluição luminosa” descreve a nota de imprensa enviada.

O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, desenvolvida em parceria com 20 Municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, da Região de Leiria, da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela, o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Autor:Texto de Beatriz Lira
Artigo anteriorFestival Ponte D’Lima regressa com cartaz para todos os gostos e muitas novidades
Próximo artigo21 Savage Não Atua Hoje No Festival Super Bock Super Rock

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome