As Oficinas de Verão do Museu do Oriente, situado em Lisboa, são compostas por ateliers indicados para crianças entre os 7 e os 12 anos, onde poderão participar em várias atividades, dando largas à imaginação, à criatividade e ao mesmo tempo permitindo aprender mais sobre as diferentes culturas orientais graças à abordagem lúdico-didática presente nas coleções do museu.
Os participantes terão vários temas à escolha, destacando no horário da manhã, entre as 10h00 e as 13h00 e em dois períodos, 14 a 18 de julho e 4 a 8 de agosto, a oficina Tapeçaria Mágica com a ajuda de um episódio da Odisseia de Homero. Ainda de manhã mas nos períodos de 21 a 25 de julho e de 11 a 14 de agosto acontece a oficina As Aventuras de Sandokan, o Pirata da Malásia. Ainda de manhã, Retratos para Interpretar nos seguintes períodos: 28 de julho a 1 de agosto e 18 a 22 de agosto.
Os ateliers da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, levam as crianças a experimentar Jogos Tradicionais Orientais em várias alturas de férias: na semana de 14 a 18 de julho, de 28 de julho a 1 de agosto e ainda de 11 a 14 de agosto. Há ainda a oficina Orient’arte que vai dar a conhecer várias artes entre as quais o origami, furoshiki, rangoli, recortes de papel e outras.
O preço destas oficinas são de 50 euros, sendo de 40 euros se abranger o período de quatro dias. As inscrições devem ser feitas com alguma antecedência e por isso aconselha-se a consulta do site do Museu do Oriente para mais informações.
Texto de Joana Resende










