Os caminhos da antiga Roma na Rota de la Plata em Espanha

Lena.peña-Ubiña

De Gijón, nas Astúrias, a Sevilha, na Andaluzia, a Rota de la Plata atravessa Espanha de norte a sul num total de 800 quilómetros daquela que foi uma das vias utilizadas pelas tropas romanas no século I.

A via atravessa quatro regiões autónomas espanholas, Astúrias, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia e propõe um manancial de património monumental, histórico, cultural e gastronómico.
O itinerário da rota de la Plata, cuja origem do nome não está esclarecida, mas poderá ter a ver com o palavra árabe “balath” ou “BaLaTa” que significa pavimento, inclui cidades como Gijón, nas Astúrias e que é a única com costa. Nesta cidade os visitantes podem conhecer o centro termal “Talasoponiente” ou o o jardim boBaños.-Balneario-antiguo.Piscinatânico Atlântico.
Em León, famosa pelas tapas e pela limonada da semana santa, podem-se visitar a Catedral do século XIII que tem 1.200 metros quadrados de vitrais e o Bairro Humedo que é o epicentro da actividade urbana.

Zamora, banhada pelo rio Douro e onde existe uma grande quantidade de vestígios romanos é outra das cidades que fazem parte da rota, assim como Salamanca cujo núcleo monumental da universidade e a Casa das Conchas são dois dos locais a não perder.Em Cáceres, cidade monumental e Mérida, os vestígios romanos como o teatro e o anfiteatro são inúmeros, mas além do património histórico existe um natural, como a serra, à espera dos passeios dos visitantes, bem como o gastronómico.

Baños.-Calzada-Romana.Tramo-NortePerto de Cáceres, por exemplo, em Casar de Cáceres é fundamental provar a Torta del Casar. Não, não é um doce. É um queijo, por sinal parecido com o nosso da serra. Os apreciadores de queijo não o vão querer deixar de provar.
Em Zafra a cidade actual resulta de um encontro harmonioso entre as culturas árabe, judia e cristã e que por isso tem lugares muito interessantes.
Já na Andaluzia, Santiponce e Carmona destacam-se pelo legado deixado pela passagem dos romanos em Sevilha.
Além da tradição gastronómica do “tapeo” e os doces típicos como as “tortas de aceite”, a catedral, o real Alcázar e o Bairro de Santa Cruz, antiga judiaria, são pontos a visitar na capital andaluza.

Artigo anteriorSaborear os Açores em Lisboa
Próximo artigoOs gauleses mais loucos da BD estão de volta com novo álbum

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome