Padrão dos Descobrimentos apresenta Exposição sobre o Arquiteto Cottinelli Telmo

unnamed (1) (1)O Padrão dos Descobrimentos apresenta a partir de 7 de dezembro, a exposição Os Arquitectos são Poetas Também, que dá a conhecer o seu arquitecto: José Ângelo Cottinelli Telmo (Lisboa, 1897 – Cascais, 1948), figura ímpar da cultura portuguesa do século XX, cujas criações marcam ainda hoje o imaginário deste país e cujos inúmeros talentos aplicou persistentemente na sua atividade profissional e dedicação ao serviço público.

Cottinelli Telmo é uma figura ímpar da cultura portuguesa do século XX e parte integrante da história do Padrão dos Descobrimentos já que a ele se deve o desenho e construção do Padrão para a Exposição do Mundo Português, em 1940 (o edifício de hoje é, contudo, uma versão posterior de 1960 dada a natureza efémera da primeira estrutura). A exposição cruza a biografia do autor com as múltiplas facetas profissionais em que se destacou (banda desenhada/ilustração, cinema, arquitectura) e com a vida no seu tempo.

Os Arquitectos são Poetas Também expressão de Cottinelli Telmo a propósito da natureza do trabalho do arquitecto ? constitui um imenso desafio face à abrangência das facetas e temáticas que inclui. O desafio foi também marcante no que respeita a reunir os esforços das diversas instituições públicas que aqui se convocam. Com o empenho e a dedicação de mais de uma dezena de instituições públicas foi possível reconstruir elementos e recuperar ligações, deste modo preservando a memória e possibilitando o conhecimento e a sua divulgação. A título de exemplo nesta matéria, refira-se os desenhos de Padrão dos Descobrimentos de 1940, da mão do próprio Cottinelli Telmo, que agora foram restaurados om o objectivo de virem a integrar a exposição e serem convenientemente preservados para o futuro.

O responsável científico da exposição é o arquitecto João Paulo Martins (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa) e a concepção plástica está entregue ao pintor António Viana e a produção é do Padrão dos Descobrimentos / EGEAC EM

Patente até 6 de abril de 2015, a exposição pode ser vista de 7 de dezembro a 28 de fevereiro, no horário de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. De 1 de março a 6 de abril, o horário é de segunda-feira a domingo das 10h00 às 19h00. Os bilhetes custam 3 euros (individual) e 8 euros (família).

Texto de Susana Sena Lopes

 

Artigo anteriorNespresso lançou três novas variedades para este Natal
Próximo artigoAs Princesas são as Estrelas deste Natal na Disneyland em Paris

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome