Palácio da Batalha convertido em hotel até 2014

hotel_batalhaO Palácio da Batalha, localizado no centro histórico do Porto, vai ser transformado num hotel de 4 estrelas. O projeto, a cargo da construtora Lucios representa um investimento de 5 milhões de euros e deverá estar concluído até outubro do próximo ano.

Segundo a construtora, o futuro Palácio Batalha Hotel terá 104 quartos, distribuídos por cinco pisos, um jardim e um parque subterrâneo. No rés-do-chão serão instalados os serviços de acolhimento, um bar e um restaurante com serviços de pequeno- almoço, com capacidade para 80 pessoas.

A construtora Lucios foi também a responsável pelos projetos de reconversão do Palácio das Cardosas no Hotel Intercontinental, do cinema Águia D’Ouro em hotel low-cost e da atual conversão do edifício Bolsa do Pescado, no Porto, num hotel de 4 estrelas. 

“A reabilitação urbana é a nossa área de especialização e as dificuldades que encontramos nos desafios que abraçamos têm sido um precioso contributo para solidificar o know-how que temos adquirido ao longo dos últimos anos”, afirma Filipe Azevedo, administrador da Lucios em comunicado.

Recorde-se que o Palácio da Batalha é um edifício com um grande valor histórico: Construído nos finais do século XVIII por um fidalgo cavaleiro da Casa Real, o palacete foi, na altura do Cerco do Porto, abandonado pelos proprietários pró-miguelistas fazendo com que o governo liberal de então instalasse no local diversas repartições públicas e o hospital de sangue. Foi nesse hospital que o Marquês de Sá da Bandeira, ferido em combate, foi internado e onde lhe foi amputado o braço. Em 1842 o palacete foi restituído aos antigos donos e, em 1861, quando a Câmara mandou terraplenar o Largo da Batalha para ser erguido o monumento a D. Pedro V, o palácio ficou cerca de um metro mais alto que o pavimento da praça. A Câmara pagou ao proprietário 800 mil réis de indemnização, dinheiro usado para rebaixar o pavimento do palácio. Em 2009 o edifício foi vendido ao grupo hoteleiro Dona Inês, que prevê agora a construção do novo hotel de charme.

Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorTIL apresenta D. Quixote no Teatro Armando Cortez
Próximo artigoRock in Rio-Lisboa 2014 anuncia presença de Justin Timberlake

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome