Palácio Nacional de Sintra recebe a III Exposição e Concurso de Camélias

III Exposição e Concurso de Camélias

Os Jardins do Palácio Nacional de Sintra vão receber nos dias 23 e 24 de Fevereiro, a III Exposição e Concurso de Camélias. A mostra e concurso é organizada pela Parques de Sintra, em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias. Esta edição vai contar com camélias de várias Quintas Históricas de Sintra e produtores de camélias, sendo atribuídos prémios aos melhores classificados.

As categorias a concurso são “Melhor Camélia” e “Melhor Variedade Histórica”. O júri conta com o Professor António Lamas (Parques de Sintra), o Professor Fernando Catarino (Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Professora Dalila Espírito Santo (Jardim Botânico da Ajuda e Associação Portuguesa de Jardins da Macaronésia).

Os concorrentes com as melhores flores serão premiados com uma viagem aos Açores, local onde também existe uma grande variedade de Camélias. A atribuição de prémios terá lugar a 23 de Fevereiro pelas 14h30.

Durante a mostra, vai decorrer o workshop de Ikebana, uma conhecida técnica de arranjos florais orientais que cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor, entre o vaso, os caules, as folhas, os ramos e as flores.  O workshop será no sábado às 16h00 e no domingo às 15h00.

A introdução de Camélias em Sintra, no Parque da Pena, no século XIX deveu-se fundamentalmente a D. Maria II e a D. Fernando II. Muitas destas variedades foram baptizadas com nomes de membros da Família Real. Assim, encontramos rainhas: “Dona Maria II, Rainha de Portugal” (1865, vermelha – cor de cereja), “Dona Maria Pia, Rainha de Portugal” (branca virgem com riscas de carmesim); princesas: “Princeza D. Amelia” (1865, branca pura), “Princeza Real” (1865, vermelha – cor de cereja com manchas brancas); os infantes: “Dom Carlos Fernando (Príncipe Real)” (1865, cor de rosa delicado), “Infante Dom Augusto” (1865, cor de rosa com riscas brancas); e os reis e imperadores: “Dom Pedro V, Rei de Portugal” (1872, branca pura com marcas e riscas cor de rosa), “Dom Pedro, Imperador do Brazil” (1865, branca com riscas carmesim), e a Condessa d’Edla (1872, branca pura).

A presença de Camélias em Sintra continua a ser muito importante, e esta exposição e concurso têm permitido a promoção da enorme colecção de Camélias existente na região. Estas colecções são objecto de estudo, classificação e recuperação com o objectivo de vir a ser os mais importantes acervos de variedades históricas portuguesas no sul do país.

A exposição vai estar patente no dia 23 de Fevereiro, das 14h30 às 18h00 e dia 24 de Fevereiro das 9h30 às 18h00. A entrada é livre nos jardins do Palácio Nacional de Sintra. A inscrição no Workshop Ikebana tem o custo de 25 euros.

Texto de Clara Inácio

 

Artigo anteriorCroft lança edição especial de Vintage Clássico
Próximo artigoSata lança novas tarifas promocionais para os Açores

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome