Pão-Por-Deus Revivido Na Rota Do Românico

A Rota do Românico celebra o Dia de Todos os Santos, reavivando uma velha tradição nacional: o Pão-por-Deus. A atividade lúdico-pedagógica terá lugar no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Penafiel e no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

O Pão-por-Deus, que terá raízes num ritual pagão do século XV, ganhou expressão após o trágico terramoto de 1 de novembro de 1755. No ano seguinte, nesse mesmo dia, a população mais pobre de Lisboa saiu à rua, batendo à porta dos mais afortunados, para pedir pão para enganar a fome.

Esta tradição foi-se mantendo ao longo dos tempos, sobretudo nas áreas mais rurais, assumindo as crianças, entretanto, o protagonismo principal, e substituindo-se, progressivamente, o pão por outras ofertas (bolinhos, romãs, frutos secos, doces, guloseimas, dinheiro…), sem nunca esquecer a cantilena do peditório:

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós.
Para dar aos finados
Que estão mortos, enterrados.
(…)

A atividade, para crianças dos 6 aos 12 anos, acontece no dia 31 de outubro, das 10h00 às 12h00, em Penafiel e das 14h30 e 16h30, em Lousada.

As inscrições são obrigatórias e o custo por participante é de 4 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorO Meu Primeiro FITEI Acontece No Porto
Próximo artigoPaulo Ossião Expõe Cidade Na Galeria De Arte Do Casino Estoril

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome