Paramentos de D. Teotónio de Bragança em exposição no Museu de Évora

cartaz_expo_paramentosO Museu de Évora apresenta a partir deste fim-de-semana a exposição Paramentos de D. Teotónio de Bragança, Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu de Évora, em parceria com a Universidade de Évora e Centro HERCULES, e contando com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Évora.

Esta exposição pretende dar a conhecer os paramentos pertencentes ao acervo do Museu, que terão sido encomendados por D. Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora entre 1578 e 1602.

Teotónio de Bragança (1530 – 1602) era filho de D. Jaime, 4º Duque de Bragança. Educado em Vila Viçosa, escolheu a vida religiosa apesar da oposição da sua família. Em 1549 ingressou na Companhia de Jesus, tendo a oportunidade de visitar as principais cidades europeias e de contactar com os principais movimentos culturais de então. Relacionando-se com importantes figuras da época, tornou-se amigo de Santa Teresa de Ávila.

Durante o seu arcebispado, Évora assistiu a um franco desenvolvimento com a construção de novos conventos, como o Convento da Cartuxa ou o Convento de Santo António

A exposição conta ainda com os resultados do estudo realizado aos materiais destes paramentos, pelo Laboratório HERCULES, aquando do seu restauro no Laboratório José de Figueiredo. Sobre alguns desses resultados propõe-se um olhar atento, chamando-se a atenção para a forma como as fibras (como a seda) se relacionam com os fios metálicos, dando corpo às diferentes peças de tecido utilizadas nestes paramentos.

A exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30 e os bilhetes custam 3 euros.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorRestaurante Largo do Paço, em Amarante, promove Jantar Queirosiano
Próximo artigoBombons de Cereja do Fundão chegam às Lojas

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome