Durante o mês de março, os Parques e Monumentos de Sintra assinalam a chegada da Primavera com uma série de atividades e exposições, onde se destaca a IV Exposição e Concurso de Camélias, nos dias 1 e 2 de março, das 14h00 às 18h00 e das 9h30 às 14h00, respetivamente, que apresenta as mais belas coleções de camélias de Sintra.
Esta iniciativa com entrada gratuita é organizada em colaboração com Associação Portuguesa de Camélias e conta com a participação de várias quintas históricas da região. Serão premiados os detentores da “Melhor Camélia” e da “Melhor Variedade Histórica”.
Para além disso, destaca-se ainda a Comemoração do Dia da Água, no dia 22 de março, pelas 10h00, na Quintinha de Monserrate, com um workshop gratuito onde vai ser possível entrar em contacto com o meio aquático da serra e conhecer melhor os seus habitantes. Destinado a famílias com crianças a partir dos 6 anos, os participantes poderão aprender quais os principais invertebrados que habitam nas linhas de água e saber relacionar a sua presença com a qualidade da água, são alguns dos desafios para este dia. Haverá ainda tempo para construir abrigos para os anfíbios e saber mais sobre estes animais.
Os mais pequenos não foram esquecidos e a pensar neles a Parques de Sintra preparou atividades sobre a vida animal e sobre a história e vida dos Reis, como é o caso da proposta para o dia 15 de março, intitulada “O Tesouro do Rei”, no Palácio de Sintra, pelas 15h00, numa atividade que começa por ser uma simples visita guiada e se transforma numa aventura, desafiando os participantes a viajar no tempo para descobrirem o que aconteceu ao tesouro do rei que vinha na nau D. Leonor, assaltada por piratas há quase quinhentos anos. “Estará esse tesouro escondido no Palácio Nacional de Sintra? De pista em pista, o mistério será finalmente desvendado. Nesta demanda de aventura e mistério, revela-se a História e conquista-se conhecimento.” Esta iniciativa é recomendada para famílias com crianças a partir dos 6 anos e o preço é de 9 euros por participante.
Para as crianças e famílias, tem lugar ainda, a 30 de março, pelas 15h00, na Quintinha de Monserrate, a atividade “O dia-a-dia dos animais”, para famílias com crianças dos 4 aos 10 anos, que poderão aprender como vivem os animais da Quinta, o que comem, onde dormem, contactando diretamente com os animais. Esta atividade tem um preço de 8 euros por participante.
Disponíveis continuam ainda as exposições, atividades de turismo equestre e falcoaria, esta última com exibições nos Jardins do Palácio de Queluz de terça-feira a domingo às 12h00, bem como as apresentações semanais da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
No dia 22 de março, pelas 9h30, na Quintinha de Monserrate, decorre a sexta sessão de “Horticultura Biológica”, dedicado às culturas de Inverno, e que desta vez incidirá sobre a propagação de aromáticas por estaca, a sementeira de ervilhas de quebrar (tortas), a sementeira de viveiros diversos e a colocação de tutores de suporte, nas ervilhas de debulhar, já semeadas. Esta atividade com duração de 4h30 destina-se ao público interessado em adquirir conhecimentos em Horticultura no Modo de Produção Biológico,e tem um custo de 20 euros por participante.

Continuam também as “Sessões de Anilhagem de Aves” (dia 5, às 10h00), e da preparação de “Comedouros e Anilhagem de Aves” (dia 15, às 10h00). Estas atividades estão recomendadas para famílias com crianças a partir dos 4 anos e a participação é gratuita mediante aquisição de entrada no Parque de Monserrate
Os Passeios a Cavalo, de Pónei ou de Charrete no Parque da Pena (todos os dias) e o Sintra Canopy – A Floresta Vista de Cima (percurso em slide pelas copas das árvores na encosta do Castelo dos Mouros, pelas 11h00, com um custo de 19 euros por participante), continuam a estar disponíveis a todos os visitantes, bem como as exposições dos concursos de fotografia Captar Sintra – A Biodiversidade das Estações, no Espaço Info Parques de Sintra, aberto ao público das 10h00 às 17h00, com entrada gratuita mediante aquisição de entrada no Parque de Monserrate.
No Palácio da Pena pode ainda ser vista a exposição Vitrais e Vidros: um gosto de D. Fernando II, agora enriquecida com peças da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, uma exposição que resulta de um protocolo estabelecido em 2013 entre a Parques de Sintra e a Direção Geral do Património Cultural com o objetivo de trazer algumas peças que pertenceram à coleção de vidros do rei D. Fernando II das reservas do Museu Nacional de Arte Antiga para integrarem a exposição. Assim, foram incluídas na exposição mais 12 peças de vidro europeu de elevadíssima qualidade, produzidas entre os séculos XV e XVIII, que podem agora ser novamente admiradas pelo público, depois de muitos anos afastados do olhar. A entrada é gratuita mediante aquisição de bilhete para o Palácio da Pena.









