As férias da Páscoa chegam esta semana e se ainda não sabe onde ir ou o que fazer com as suas crianças, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões, para elas fazerem sozinhas ou então em família.
Começamos a norte, no Porto com o programa de férias da Fundação de Serralves para
crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade, e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. As oficinas decorrem de 5 a 7 de abril e de 10 a 13 de abril, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Já as Oficinas para Famílias decorrem na Quinta de Serralves, de 5 a 13 de abril. As oficinas temáticas: “Há escultores lambareiros!”; “À procura da pintura”; “Um Escultor na palma da mão” e “Sussurros no Parque” estão divididas por idades (4-6 anos; 6-9 anos; 6-12 anos e 9-12 anos) e há também um curso de iniciação à equitação para crianças dos 6 aos 12 anos. As inscrições são feitas previamente junto ao Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
Em Lisboa começamos por um dos locais preferidos da miudagem, o Jardim Zoológico de Lisboa. A proposta é para os Campos de Férias do Zoo e têm como objectivo oferecer, a todas as crianças apaixonadas pela natureza, um contacto mais próximo com o mundo animal. As actividades possibilitam que os mais novos se possam tornar verdadeiros Embaixadores da Natureza e estão divididas por Atelier e ATL. O Atelier é indicado para crianças entre os 3 e os 5 anos e o ATL, um campo de férias, para crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos.
De 5 a 18 de abril, as crianças vão ter a oportunidade de aprender mais sobre a vida selvagem, através de jogos de exploração, caça ao tesouro, trabalhos manuais e ainda encontros com tratadores em bastidores. Para além de novos conhecimentos, as crianças vão também poder desenvolver o espírito de equipa.
O preço do Atelier e do ATL para períodos de 4 dias é de 154 euros e a participação no Dia Temático é de 43 euros por dia. As inscrições devem ser feitas junto do Serviço Educativo do Zoo.
No Museu do Oriente também são várias as atividades pensadas para as Férias da Páscoa. Nos dias 5, 6 e 7 abril, de manhã tem lugar O Dragão Do Imperador”.
Conta a lenda que o primeiro imperador – Qin Shi Huang – se imortalizou num dragão ascendendo aos céus. Sendo este imperador considerado como antepassado de todo o povo chinês, os chineses consideram-se “os descendentes do dragão”. Esta lenda contribuiu também para o uso do dragão chinês como um símbolo do poder imperial. Os dragões amarelos ou dourados, com as cinco garras em cada pé, eram um símbolo do imperador em muitas dinastias chinesas. O trono imperial foi designado “O Trono do dragão”. Afinal que segredos esconderá tão poderosa e misteriosa criatura?
Nos dias 10,11 e 12 de abril a atividade gira à volta dos “Ovos Fabergé”:
Já ouviste falar em ovos Fabergé? Numa alusão à Páscoa, vamos revelar-te os vários segredos destes ovos que, mandados fazer pelos Czares da Rússia, eram oferecidos, por altura da Páscoa, a alguns membros da família imperial. Fabergé era o sobrenome do joalheiro russo que, em cada ano – a partir de 1884 – recebia uma encomenda e se lançava num projecto de criatividade, técnica e precisão que haveria de resultar em verdadeiras obras-primas. E que surpresas escondiam estas joias no seu interior?
E nos dia 17 e 18 de abril a proposta é “Em Busca Do Jade Perdido”:
O ouro é precioso; o jade não tem preço assim dita um antigo provérbio chinês. O jade foi desde tempos remotos um material muito apreciado pelos chineses que lhe reconheceram beleza e significado. Os achados arqueológicos, as lendas, os provérbios populares entre outros aspectos da cultura chinesa dão-nos conta do valor atribuído, ao longo do tempo, a esta pedra cujos mistérios, contigo, descobriremos!
As oficinas decorrem de 5 a 18 de abril, entre as 9h30 e as 12h30, para crianças dos 6 aos 10 anos. O preço é de 12 euros por manhã e requerem inscrição prévia junto do Serviço Educativo de Museu.
Também o Palácio Nacional da Ajuda vai ter ateliers de férias organizados pela Time Travellers. Estes vão decorrer de 6 a 13 de abril e inclui atividades como visitas orientadas de época, trabalhos manuais, atelier de jardinagem, atelier de pintura, atelier de barro, atelier de instrumentos musicais e cozinha, Atelier de construção de jogos e brinquedos,Colares e condecorações – Atelier de criação de joias, Em busca das amêndoas perdidas – Jogo de Pistas, Os artesãos da Rainha – Atelier de artes manuais, Atelier de decoração e Atelier de cozinha.
Os ateliers são para crianças com mais de 6 anos e têm lugar de manhã, das 9h30 às 12h30, e à tarde das 14h00 às 17h30. As inscrições podem ser feitas no site e custam 8,50 euros por atelier.
De Lisboa seguimos para Sintra, e a proposta é para as atividades “Aqui há Burro!” e “É Uma Quintinha Saloia Com Certeza”, onde não faltarão divertidas caças aos ovos.
A atividade “É Uma Quintinha Saloia Com Certeza! – Especial Páscoa” tem lugar na Quintinha em Monseratte, que se enchede cores, cheiros e sabores de festa. Desta vez, prepara-se a celebração da Páscoa e os participantes poderão aprender a fazer os deliciosos folares, típicos desta quadra festiva. Na companhia simpática dos monitores vestidos à época, como verdadeiros saloios do século XIX, realizar-se-á ainda uma caçada aos ovos da Páscoa, que se encontram muito bem escondidos nos vários recantos da Quintinha. Se o dia for de chuva e for necessário ficar dentro de paredes, será feito um atelier de decoração de ovos da Páscoa. No final saboreia-se o folar quentinho. Destina-se a famílias com crianças dos 3 aos 12 anos, e tem a duração de 1h30. A inscrição é feita junto aos Parques de Sintra (por email ou telefone: info@parquesdesintra.
Na atividade “Aqui há Burro!”, os mais pequenos podem contactar com estes animais pacientes, afáveis e muito calmos. O s burros serão cúmplices das crianças e dos adultos nesta aventura, na qual é contada a sua história ao longo dos séculos, explicado que são meigos, não dão coices nem mordem (quando tratados com respeito), não são nervosos (quando se assustam param, em vez de fugir), são fortes e espertos. Segue-se um passeio pela floresta: as crianças montam e os adultos conduzem os animais à mão.
No sábado, 15 de Abril, haverá sessões especiais de Páscoa, com caça aos ovos na floresta e outras surpresas.
A atividade destina-se a famílias com crianças dos 4 aos 10 anos, requer inscrição prévia, tem 2 horas de duração e um preço de 8 euros por participante.
Na Amadora a sugestão vai para o Dolce Vita Tejo que vai ter inúmeras atividades. De 7 a 15 de abril vão ter lugar os Worshops de Chocolate – comChocoArt. O programa é destinado a crianças e adultos, e vão decorrer no Piso 0 do Centro Comercial, durante a semana entre as 14h00 e as 20h00 e aos fins-de- semana e feriados, entre as 11h00 e as 20h00. As crianças vão poder dar asas à imaginação, construindo caixinhas para guardar as amêndoas e decorando ovos de chocolate e bolachas. A inscrição é gratuita.
Calendário Workshop Crianças:
Segundas-feiras e sextas-feiras – Personalizar ovos de chocolate
Terças-feiras e domingos – Decorações a partir de materiais reciclados
Quartas-feiras e sábados – Pintainhos de bolacha
Quintas-feiras – Caixinhas e saquinhos para guardar as amêndoas.
A LEGO® Fun Factory terá um horário alargado das 11h30 às 20h00, entre os dias 5 e 18 de abril, e nos dias 15 e 16 de abril os mais pequenos vão poder ajudar a construir um ovo da páscoa gigante, em LEGO®.
No mesmo local a KidZania também preparou uma programação especial para a quadra, de 5 a 18 de abril, especialmente nos seus dois novos espaços: a Escola de Surf e a Fábrica de Bolachas, e ainda animação de rua, com a KidZBand – a banda do Urbano, Vita e Bache – que traz as novas músicas da KidZania, e o Jogo da Páscoa, com uma caça aos ovos da Páscoa pelas ruas da Cidade das Crianças.
Na Escola de Surf as crianças podem aprender as regras sobre a exposição solar e ficam a conhecer as principais técnicas do surf. A actividade está finalizada quando os pequenos surfistas “saltam para o mar” e, com o auxílio de óculos 3D, experienciam a verdadeira sensação do surf. Boas ondas miúdos! Dos 3 aos 15 anos.
Na Fábrica de Bolachas Artiach Dinosaurus os mais pequenos vão poder fazer eles próprios umas das suas bolachas preferidas, com a ajuda de uma réplica de uma verdadeira máquina de bolachas, os mais novos misturam os ingredientes, enformam, cozem e empacotam as bolachas. No final da atividade são convidadas a levarem consigo o produto do seu trabalho.
A KidZania vai funcionar nos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 19h00, e nos dias úteis das 10h30 às 18h00. E vai estar encerrada nos dias 10 e 16 de abril. Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local e custam 14 euros para crianças dos 3 aos 4 anos, e 22 euros para crianças dos 5 aos 15 anos. Os adultos pagam 10 euros.
Votos de Boas Férias e Boa Páscoa!
















