A chegada das férias é sempre uma dor de cabeça para os pais, a pensar nisso o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões de atividades para os mais pequenos para estas férias da Páscoa, de Lisboa, ao Porto, passando por Sintra, Nazaré e Guarda.
Lisboa
A pensar nas férias da Páscoa, as Galerias Municipais organizam o Programa Férias da Páscoa nas Galerias Municipais, de 23 de março a 2 de abril e dividido em três módulos que decorrem no Jardim dos Coruchéus e na Galeria Quadrum, em Alvalade.
O programa é pensado para crianças entre os 6 e os 12 anos e inclui atividades educativas a partir de uma horta vertical: sementeira, plantação, desenhos e gravuras.
Da parte da manhã, com orientação de Helena Tavares, decorrem as oficinas “Sementeiras e plantações de hortícolas” e “Desenhos sobre papel” e “Notas sobre as espécies vegetais da horta dos Coruchéus”.
No período da tarde, com a orientação de Perrine Le Monnier, tem lugar a oficina de gravura sobre pacotes de leite e outros suportes e a realização de uma edição de gravuras e encadernação a partir da horta vertical e das sementes.
O horário é das 9h30 às 13h00 (a atividade tem início às 10h00) e das 13h00 às 15h00 tem lugar o almoço sobre a relva (em que os participantes deverão trazer lancheira de casa). As oficinas da tarde decorrem das 15h00 às 17h30 (a atividade termina às 17h00).
O primeiro módulo realiza-se a 23, 24 e 25 de março, o segundo módulo realiza-se a 26, 27 e 30 de março, e o terceiro módulo a 31 de março, 1 e 2 de abril. O preço de cada módulo é de 35 euros e inlcui seguro e materiais.
As inscrições deverão ser feitas nas Galerias Municipais pelo telefone 218070534 ou por email: helenatavares@egeac.pt
Também para o período das férias da Páscoa, o Pavilhão do Conhecimento vai ser o cenário de uma grande aventura com o programa “Expedição Aventura Viva”, onde os pequenos exploradores terão de se vestir a preceito: chapéu, botas e lupa com o objectivo de explorar a ciência que nos rodeia.
Este programa destina-se a crianças entre os 6 e os 11 anos e decorre de 23 de março a 2 de abril, entre as 9h00 e as 18h00 (as crianças serão recebidas a partir das 8h30).
Durante esta aventura científica, os participantes irão descobrir que do esparguete podem fazer uma torre resistente e que a electrónica está mesmo ao alcance das suas mãos. Vão embarcar num safari de dimensões microscópicas e vestir a pele de um ilustrador científico. E serão estes cientistas de palmo e meio capazes de iluminar uma pista de berlindes? Ou fazer da Páscoa um caramelo tradicional?
Os preços incluem o almoço e o lanche e variam consoante a duração pretendida. Para um dia, o preço são 40 euros, para 4 dias são 144 euros e para uma semana são 160 euros. Há um desconto de 10% na inscrição de irmãos e membros do Clube de Amigos do Pavilhão do Conhecimento (não acumulável).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Pavilhão do Conhecimento através do email reservas@pavconhecimento.pt
O Museu Nacional do Traje tem disponível de 23 de março a 10 de abril um ateliê de férias para crianças entre os 3 e os 9 anos, onde estas partem à descoberta da natureza do parque através dos trilhos, prados e encruzilhadas. Durante a manhã, podem explorar o parque, brincar ao faz de conta e participar nos jogos cooperativos propostos pela Cangulula.
No período da tarde, decorrem oficinas de pintura, barro e materiais naturais recolhidos durante o passeio da manhã.
O atelier de férias decorre das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (com a possibilidade de acompanhar os participantes na hora de almoço), e o preço é de 80 euros (para a semana de 30 de março a 2 de abril e inscrições até 5 dias de antecedência) e de 100 euros (para a semana de 6 a 10 de abril).
As inscrições podem ser feitas através dos emails cangulula@cangulula.com ou vitoroura@mntraje.dgpc.pt.
Partir à descoberta de novos sabores e lugares distantes é a proposta do Museu do Oriente para as férias da Páscoa, com dois programas de atividades para crianças dos 7 aos 12 anos.
A oficina “De comer e chorar por mais!” decorre de 23 a 27 de março, e vai dar a conhecer ingredientes de diferentes países, contar a sua história e preparar uma surpresa, com um destino culinário diferente todos os dias rumo a Oriente.
Esta oficina realiza-se das 10h00 às 13h00 e tem um preço de 50 euros para as cinco manhãs. Na inscrição do segundo filho, há um desconto de 30%.
De 30 de março a 1 de abril, tem lugar a oficina “Esta vida de marinheiro” onde, partindo das peças do Museu, os participantes são desafiados a criar uma verdadeira tripulação, cada um com a sua função, para embarcar numa grande aventura marítima. Como seria o dia-a-dia dos marinheiros do século XVI, que partiam nestas longas viagens rumo ao desconhecido, é o que vão descobrir.
Esta oficina realiza-se no horário das 14h30 às 17h30 e tem um custo de 30 euros, havendo também um desconto de 30% na inscrição do segundo filho.
As inscrições deverão ser efetuadas no Museu do Oriente.
O Jardim Zoológico de Lisboa realiza entre 23 de março e 2 de abril, o já habitual Campo de Férias – ATL de Páscoa, para crianças entre os 6 e os 16 anos, que terão a oportunidade de conhecer de perto algumas espécies através de encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do parque e tornarem-se verdadeiros Exploradores da Natureza.
Para os mais pequenos, entre os 3 os 6 anos, terão lugar os ateliers de Páscoa, com o lema “Toca e Descobre”, com atividades que aprofundam conhecimentos sobre os vários grupos de animais, jogos, animação e ainda actividades de enriquecimento ambiental em algumas instalações.
O ATL vai decorrer é entre as 9h00 e as 18h00, e o preço é de 190 euros por 5 dias, 154 euros por 4 dias e 43 euros o Dia Temático.
Sintra
Também a Quintinha de Monserrate se enche de cores, cheiros e sabores, para a celebração da Páscoa, com a atividade “Páscoa na Quintinha”, no dia 4 de abril, às 15h00.
Os participantes poderão aprender a fazer os deliciosos folares, típicos deste dia festivo, e terão também outro desafio: uma caça aos ovos da Páscoa que se encontram muito bem escondidos nos vários recantos da Quintinha.
Esta atividade requer marcação prévia e destina-se a a famílias com crianças a partir dos 5 anos e tem a duração de 2 horas. O preço por participante é de 8 euros. Em caso de condições meteorológicas adversas, realizar-se-á um atelier de decoração de ovos da Páscoa.
Nazaré
O Museu Joaquim Manso, na Nazaré disponibiliza um programa de férias da Páscoa intitulado “Páscoa Colorida”, destinado a crianças entre os 5 e os 10 anos de idade, e que se realiza nos dias 24,25, 26 e 31 de março, e 1 de abril, com dois horários disponíveis, 10h30 ou 14h30 e duração de 1h30.
Esta atividade tem por objetivo apresentar às crianças as bases da serigrafia, no âmbito da dinamização da exposição presente no Museu – “Símbolos Cósmicos: o Mar”, que assinala os 30 Anos do Centro Português de Serigrafia.
Após uma breve apresentação sobre o que é a serigrafia, todas as crianças terão a oportunidade de fazer experiências inspiradas no mar, nos barcos, velas, ondas, peixes e até onde a sua imaginação infantil navegar.
Depois, criarão um foquim em cartolina, pequeno recipiente que outrora servia para os pescadores levarem o seu farnel para o mar; os mais decorativos eram apresentados em animados concursos durante a Páscoa. No fim, aas crianças decoram o foquim com os trabalhos da serigrafia.
As inscrições podem ser feitas no Museu da Nazaré e o preço por participante é de 1 euro.
Guarda
Também o Museu da Guarda propõe aos mais novos umas Férias da Páscoa divertidas, com um atelier e uma visita Oficina.
De 24 a 27 de março realiza-se o “Atelier Era uma vez…Uma História”, onde através de imagens e palavras, as crianças partem à exploração da imaginação e criatividade e criar uma pequena história.
De 31 de março a 2 de abril, tem lugar a “Visita oficina Exploradores de sentidos”, que explora os sentidos – os dos objetos e os nossos. Com a imaginação, os participantes podem complementar o que vêm, para comunicarem sensações fortes (tácteis, cheiros, sabores) através da expressão da linha, da cor e da textura, sendo autores, trabalhando peças e reutilizando materiais do quotidiano, aprendendo assim de tudo se faz arte.
Porto
O SEA LIFE Porto convida os mais novos a viajar nas profundezas do mar e das criaturas marinhas através de ateliers de atividades para as férias da Páscoa que vão decorrer de 21 de março a 5 de abril, das 11h00 às 19h00.
Os mais novos vão poder aventurar-se, com segurança, no ambiente mágico do fundo do mar e descobrir o fascinante mundo animal.
De 21 a 26 de março, decorre o “Atelier Tartaruga Mealheiro”, onde os mais novos vão reciclar garrafas PET (politereftalato de etileno) – um dos principais agentes de poluição, que pode permanecer na natureza por até 800 anos – e transformá-las em mealheiros em forma de tartaruga. É uma atividade lúdica mas repleta de novas aprendizagens sobre reciclagem, sobre a conservação da Natureza e sobre os animais que vivem em meio subaquático.
De 27 a 31 de março, as protagonistas vão ser as molas da roupa: O “Atelier Molas Animadas” vai explorar o engenho e a perícia dos mais pequenos, em diversos trabalhos manuais. As molas vão ser o ponto de partida e vão resultar numa série de animais.
De 1 a 5 de abril, a Páscoa é o tema dominante, como não poderia deixar de ser. No “Atelier Ovos da Páscoa”, meninas e meninos vão usar uma panóplia de materiais diferentes para decorar os ovos da Páscoa. Destreza, bom gosto e muita alegria são os principais requisitos para esta atividade.
As atividades estão destinadas para famílias e grupos, e os ateliês são totalmente gratuitos, mediante disponibilidade. Quem tem Passe Anual pode participar sempre que quiser, para os restantes basta comprar um bilhete diário, que dá direito a um dia inteiro de descobertas fantásticas no reino SEA LIFE.
O SEA LIFE Porto funciona de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e ao sábado e domingo das 10h00 às 19h00. Os bilhetes custam 9 euros (4-12 anos) e 13 euros (adultos).
Sul
A sul, o destaque vai para o Fluviário de Mora, onde vai decorrer o programa “Do Ovo e Semente até à Flor e Gente”, entre 23 de março e 5 de abril.
Do programa fazem parte as atividades “Descubra os ovos arco-íris durante a visita ao espaço”, a atividade “Sobre a Páscoa, eu sei… e afinal Quem nasceu primeiro, o ovo ou o… peixe?”, e ainda a atividade “Do ovo Semente até à Flor e Gente” e fazer uma sementeira, descobrindo como as sementes são importantes desde há milhares de anos.
Por Susana Sena Lopes e Elsa Furtado










