A iniciativa “Património a Norte” apresenta, no dia 22 de outubro, pelas 18h30, o concerto de Marta Pereira da Costa, na Igreja Matriz de Sambade, em Alfândega da Fé.
No âmbito deste ciclo, em Miranda do Douro, a sessão de abertura e as visitas estão agendadas para as 16h30, seguidas do evento Património em Prova, com partilha e degustação, a cargo do Chefe António Vieira, coordenado pelo Chefe Renato Cunha, com partilha de «produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região, confecionados com técnicas ancestrais».
O programa termina com o concerto de Marta Pereira da Costa, «distinguida, em 2014, pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”, é a primeira profissional feminina do mundo a tocar a Guitarra Portuguesa no Fado. “Historicamente, a Guitarra Portuguesa esteve sempre associada ao homem como músico, e cingida maioritariamente ao Fado, como linguagem. Marta Pereira da Costa veio romper essa tradição e apresentar uma nova Guitarra Portuguesa como “voz” do seu projeto.”»
O projeto Património a Norte segue, no dia 29 de outubro, para a sua última etapa. Estará a cargo do Lisboa String Trio e do Chefe Renato Cunha, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.














