Peixe em Lisboa regressa em Abril com 10 restaurantes e alguns dos Chefes “mais conceituados”

peixeO Peixe em Lisboa, festival gastronómico dedicado ao peixe, vai ter lugar entre 3 e 13 de abril, no Pátio da Galé, Praça do Comércio, e nesta sétima edição conta com um aumento dos lugares sentados, 10 restaurantes, com a estreia da Bica do Sapato, do Avenue e do Claro, e alguns do chefes “mais conceituados” da atualidade.

Nomes como Moreno Cedroni, do Madonnina del Pescatore, Ancona, duas estrelas Michelin, Josean Alija, do Nerua do Museu Guggenheim, Bilbau, uma estrela Michelin, e Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Peixe em Belém, no estado brasileiro do Pará, são presenças internacionais já confirmadas, que se juntam a João Rodrigues, Altis Belém, Lisboa, uma estrela Michelin, Miguel Laffan, do L’And, Montemor-o-Novo, uma estrela Michelin, Pascal Meynar, do Four Seasons Ritz Lisboa, Hélio Loureiro, chefe da Selecção Portuguesa de Futebol, e Kiko Martins, de O Talho, Lisboa.

Este ano, também, vão ter lugar três debates subordinados à pele do peixe e a sua confecção, com Paulina Mata (dia 4 de abril), à criatividade na cozinha, com José Avilez (dia 7 de abril), e ao olhar de fora sobre a cozinha portuguesa com Carlos Mirabona, Sergi Arola, Kurti Gillig e Ljubomir Stanisic (dia 8).

Os novos talentos vão estar novamente em destaque com a segunda edição do “Sangue na Guelra”, que além do show cooking no Auditório, no dia 5 de abril, dedicado ao polvo, vai também contar com dois jantares na 1300 Tabela de Nuno Barros, no LX Factory, Lisboa. Aqui vão estar presentes Nacho Baucells e Hérnan Luchetti, subchefs do El Celler de Can Roca, 3 estrelas Michelin e o primeiro posicionado na lista dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo” da revista britânica The Restaurante, Alessandro Negrini, chefe do Il Luogo di Aimo e Nadia, Milão, Itália, 2 estrelas Michelin, Leandro Pereira, subchefe do Noma, Copenhaga, 2-estrelas Michelin, Sven Wassmer, do Focus, Suíça, 2 estrelas Michelin, João Alves, subchef do The Yeatman, Douro, 1 estrela Michelin, Carlos Fernandes, chef pasteleiro do M.B. – Martin Berasategui, Tenerife, 2 estrelas Michelin, e Maria Malheiro, chef pastelaria do The Ocean, Algarve, 2 estrelas Michelin.

A nível de apresentações, vai ainda ter lugar um desafio entre Portugal e Itália para mostrar as diferenças na forma como se cozinha o bacalhau e os chefes Bertílio Gomes, do Chapitô, e Pedro Almeida, do Midori Penha Longa, vão mostrar como se aproveita a pele do peixe para cozinhar.

Esta edição volta a acolher o concurso para eleger o melhor pastel de nata, que terá lugar no dia 9.

O Peixe em Lisboa 2014 vai manter os preços de entrada praticados em edições anteriores, 15 euros, que incluem duas degustações de 5 euros no período de almoço, de segunda a sexta-feira, ou uma degustação de cinco euros nos outros períodos do dia e ao fim-de-semana.

Este ano, no entanto, foi criada mais uma senha de dois euros que vai permitir a elaboração de menus mais diferenciados, que se junta às senhas de degustação de cinco e oito euros, sendo que os menus vão apresentar preços entre os 4 e os 12 euros.

A segunda-feira volta a ser o Dia Económico, em que ao longo de todo o dia os visitantes vão receber duas senhas de cinco euros.

O Peixe em Lisboa vai funcionar diariamente do meio-dia à meia-noite, com degustações de peixe e mariscos.

Texto C&H
Artigo anteriorXII Festival de Chocolate de Óbidos tem como mote o Jardim Zoológico de Lisboa
Próximo artigoIlustrações de Miguel Braz em exposição na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos na Amadora

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome