Peixe Em Lisboa Ocupa Pavilhão Carlos Lopes A Partir De 30 De Março

O Peixe em Lisboa está de regresso para a sua 10ª edição, esta com um cariz muito especial, pois o evento muda mais uma vez de localização, desta feita para o emblemático e recentemente recuperado Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, onde vai decorrer de 30 de março a 9 de abril.

À semelhança das edições anteriores o evento gastronómico vai contar com a presença de vários Chefes prestigiados, nacionais e estrangeiros, e também de vários restaurantes nacionais e estrangeiros.

Entre os Chefes já confirmados destaque para as presenças dos espanhóis Sergi Arola no dia 1 de abril e Ricard Camarena no dia 3 de abril, o brasileiro Felipe Schaedler no dia 6 de Abril, e do londrino Alyn Williams no dia 7 de abril.

Entre os Chefes nacionais, alguns detentores de estrelas Michelin, salienta-se a presença de Milton Anes no dia 1 de abril, do Lab/Arola; no dia 4 estão já confirmados Ricardo Costa do The Yeatman, Rui Paula da Casa de Chá da Boa Nova, e Vítor Matos do Antiqvvm; no dia 5 é a vez de Miguel Laffan do L’AND & Vineyards. E no dia 9 é a vez do Chefe José Avillez apresentar-se ao público do Peixe em Lisboa.

Durante os 11 dias, desta 10ª edição irão funcionar em permanência os restaurantes Alma, de Henrique Sá Pessoa; Boi-Cavalo, um pequeno restaurante “de culto” de Alfama, com a cozinha de Hugo Brito; Paulo Morais, com o restaurante Rabo d’Pêxe; A Taberna da Rua das Flores; o Ibo, que combina gastronomia portuguesa e moçambicana; o Chapitô à Mesa, de Bertílio Gomes; o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, com Pascal Meynard; o Arola do Penha Longa, chefiado por Milton Anes; o chefe Kiko Martins, autor de restaurantes como O Talho, a Cevicheria e d’O Asiático; e o Ribamar, de Sesimbra, de Hélder Chagas.

As provas são um dos pontos principais da programação e este ano o destaque vai para a nova Prova de Pataniscas no dia 3 de abril, na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta, que vão ser avaliadas numa prova cega.

Mantém-se a prova “ADN de Pasteleiro”, realizada pela primeira vez em 2016, e que decorre no dia 31 de março, e que reúne alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, e que serão avaliados por um júri encabeçado pelo gastrónomo José Bento dos Santos. E por fim a já famosa e habitual prova do “O Melhor Pastel de Nata” no dia 5 de abril.

A programação inclui ainda tertúlias; harmonizações enogastronómicas; sessões de showcooking (como o de “Conservas, algas e aquacultura: uma ementa com futuro”, com a Chefe Patrícia Borges, no dia 8 de abril e outro com os Chefes João Rodrigues e Alexandre Silva que vão ensinar a preparar receitas gourmet com carapau seco da Nazaré); e acções de sensibilização para o consumo sustentável de peixe em colaboração com a Ciência Viva –“Peixe com Ciência” no dia 04 de abril, acompanhados com um gin de algas; para além do habitual Mercado Gourmet, no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes, e que este ano contará com cerca de 497 lugares sentados.

Uma das principais novidades é a existência de uma área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas.

O Peixe em Lisboa vai funcionar no dia 30 de março das 16h00 às 00h00, de 31 de março a 8 de abril das 12h00 às 00h00, às sextas e sábados até à 01h00, e no dia 9 de abril das 12h00 às 18h00.

Os bilhetes vão estar à venda no local, e para um dia custam 15 euros a partir dos 12 anos. A segunda-feira continua a ser “Dia Económico”, em que uma entrada no valor de 15 euros/pessoa, confere o direito a um consumo de 12 euros ao longo de todo o dia. Durante os dias de semana, entre as 12h00 e as 15h00, a entrada no Peixe em Lisboa também dá direito a 12 euros de consumo.

O consumo passa a ser pago através de cartões de consumo pré-carregados com 6 euros, que poderão ser usados nos restaurantes e em bebidas, sendo o pagamento do consumo adicional efetuado à saída do evento.

Para esta edição foi também criada a aplicação App Peixe em Lisboa 2017, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada toda a informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável.

O Peixe em Lisboa é uma iniciativa da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorObra De Graça Morais Reunida Em Exposição Na Fundação Champalimaud
Próximo artigoOeiras Promove Festival Soam As Guitarras

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome