Pelo Reinado De D. Pedro I – Viagem Medieval Em Terras De Santa Maria Da Feira

Reportagem de Rosa Margarida (Texto) e Paulo Soares (Fotos)

Depois de explorar algumas áreas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o C&H segue viagem e mostra-lhe os restantes espaços a visitar.

Praça da Nau e Praça das Tabernas

A animação circulante, garantida pelas diversas associações e grupos participantes no evento, anima as 6 praças do evento.

Na Praça da Nau, o visitante é convidado a explorar o navio, ao som de gaites de foles e tambores. Um espaço reorganizado nesta edição da viagem, com a retirada das tabernas e uma nova disposição das tendas de artesanato, que permitem uma melhor circulação e um espaço mais amplo para as atuações.

Na Praça das Tabernas, misturam-se aromas e cores. Tiras de pano multicolor garantem a sombra desejada à mesa. Pão com chouriço, empadas, presunto e fêveras fazem parte de uma ementa regada com sangria ou chá frio, servidos em canecas de barro personalizadas, que o visitante poderá adquirir por 2,70 euros.

Loja Oficial

E, por falar em canecas, uma nota para a Loja Oficial do evento, junto à Praça da Nau, com cerca de 400 produtos de merchandising: lápis, t-shirts, brasões, espadas, escudos e mochilas são alguns dos produtos disponibilizados.

Para esta edição a organização lançou uma coleção de joias inspiradas no amor de Pedro e Inês, com o anel Rainha – “No dia em que eu for Rei tu serás minhas Rainha”; os brincos Quinta das Lágrimas e o colar Roda da Vida.

O Terreiro

Atuações e recriações várias invadem o povoado, a comunidade medieval junto das margens do rio Cáster.

No Terreiro das Guimbras, onde se realizam os espetáculos de grande formato, um anfiteatro semicircular garante uma maior visibilidade e comodidade dos visitantes, com novas bancadas e um acréscimo de lugares sentados. Diariamente os espetáculos Folguedos de D. Pedro I, às 18h00; Amor até ao Infinito, às 21h30 e Sangue de Portugal, às 23h30 prometem encantar o público.

É ainda possível, no Terreiro, uma visita à Granja dos Animais, um Treino de Escudeiros e a prática do tiro ao arco, bem como a passagem no Arraial da Ordem ou no Albergue do Cavaleiro, espaços que oferecem diversas atividades ligadas à vivência medieval.

As Guimbras

Esta área oferece, diariamente, as animações Era Uma Vez D. Pedro I (15h00, 16h00, 17h00 e 19h00), com a história do rei que viveu do amor e pelo amor e O Mistério das Chaves (15h30, 16h30, 17h30 e 18h30), com a exploração pelos reinos da floresta em busca das 4 chaves que abrem o livro da vida.

Está instalado neste espaço um Arraial Militar, um Cetraria e uma Estrebaria, lugares abertos das 15h00 às 21h00, com acesso gratuito.

A Viagem continua até ao dia 12 de agosto. Tempo ainda para que possa assistir a vários espetáculos e fazer uma viagem ao século XIV.

Artigo anteriorDouro Rock Começa Sexta Feira
Próximo artigoExposição Na Ponta Dos Dedos Para Ver No Padrão Dos Descobrimentos Em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome