O traçado da Cerca Velha pode agora ser conhecido num percurso pedonal sinalizado pelas ruas de Alfama, que inclui 16 totens informativos colocados num trajeto circular entre a Rua do Chão da Feira e a Rua do Milagre de Santo António. Este passeio pedonal orienta a descoberta de uma das zonas mais antigas de Lisboa através do sistema defensivo medieval que perdurou até à construção da muralha fernandina (1373-1375).
Com base numa rigorosa investigação histórica e arqueológica levada a cabo pelo Museu de Lisboa/Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos e pelo Centro de Arqueologia de Lisboa, o traçado da “Cerca Velha” que delimitou e defendeu Lisboa na época medieval é recriada num circuito pedonal sinalizado que passa por Alfama, Castelo e Sé.
Nos séculos XI e XII o modelo urbano de Lisboa assemelhava-se ao de outras cidades implantadas em colina. No topo erguia-se a Alcáçova, zona que incluía o castelo, edifícios religiosos e os palácios das elites, defendida por uma muralha própria. Fora dessa área e envolvendo o núcleo urbano ao longo da encosta até ao rio estendia-se a linha defensiva a que se chamou “Cerca Velha”, construção que integrou pontualmente troços das muralhas de época romana.
Texto de Susana Sena Lopes Fotos de António Silva








