Pica-Chouriços é a nova Rota Turística do Alentejo

Pica-chouric¦ºosA Spira – revitalização patrimonial criou uma nova rota turística no Alentejo, a Rota Pica-Chouriços, que nos dias 30 e 31 de maio, no Alandroal, revisita os tempos da Guerra Civil de Espanha, da II Guerra Mundial e do regime nos dias ditatorial em Portugal, através das histórias da fronteira.

A Spira fez um levantamento histórico e patrimonial da antiga Guarda Fiscal, criando, em parceria com o município, a rota, que inclui programas para diferentes destinatários.

No dia 30 de maio é feita uma ação de sensibilização patrimonial sobre a temática da Rota junto das escolas do município, com jogos pedagógicos associados à temática dos pica-chouriços, piquenique na natureza e apanha da espiga. Este evento é realizado em parceria com a Associação Mundo Património.

No dia 31 de maio, os participantes vão “viver a estória da fronteira na primeira pessoa”, acompanhados por antigos guardas-fiscais e contrabandistas. O passeio inclui um piquenique de gastronomia tipicamente alentejana, acompanhado por um grupo de cante e no final haverá a “apanha” da espiga.

O preço da visita é de 25 euros por pessoa e inclui todo o programa, piquenique de petiscos regionais, actuação de grupo de cante, acompanhamento por Intérprete do Património em todo o programa e seguro de acidentes pessoais.

No Alandroal há também opção de jantar na Adega dos Ramalhos, informa a Spira em comunicado.

Texto de Catarina Delduque

 

Artigo anteriorKidZania assinala Dia da Criança com espetáculo de Filipe Pinto
Próximo artigoConcurso ArteMar Estoril 2014 leva arte ao Passeio Marítimo

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome