A Spira – revitalização patrimonial criou uma nova rota turística no Alentejo, a Rota Pica-Chouriços, que nos dias 30 e 31 de maio, no Alandroal, revisita os tempos da Guerra Civil de Espanha, da II Guerra Mundial e do regime nos dias ditatorial em Portugal, através das histórias da fronteira.
A Spira fez um levantamento histórico e patrimonial da antiga Guarda Fiscal, criando, em parceria com o município, a rota, que inclui programas para diferentes destinatários.
No dia 30 de maio é feita uma ação de sensibilização patrimonial sobre a temática da Rota junto das escolas do município, com jogos pedagógicos associados à temática dos pica-chouriços, piquenique na natureza e apanha da espiga. Este evento é realizado em parceria com a Associação Mundo Património.
No dia 31 de maio, os participantes vão “viver a estória da fronteira na primeira pessoa”, acompanhados por antigos guardas-fiscais e contrabandistas. O passeio inclui um piquenique de gastronomia tipicamente alentejana, acompanhado por um grupo de cante e no final haverá a “apanha” da espiga.
O preço da visita é de 25 euros por pessoa e inclui todo o programa, piquenique de petiscos regionais, actuação de grupo de cante, acompanhamento por Intérprete do Património em todo o programa e seguro de acidentes pessoais.
No Alandroal há também opção de jantar na Adega dos Ramalhos, informa a Spira em comunicado.
Texto de Catarina Delduque









