PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa arranca em Fevereiro

playO  Cinema São Jorge e a Cinemateca Júnior recebem de 1 a 9 de fevereiro o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, o primeiro festival de cinema português exclusivamente dedicado às crianças e aos jovens, dos 0 aos 13 anos de idade.

Durante toda a semana, o Play pretende oferecer aos mais novos uma semana de festa em torno do cinema e reúne uma série de atividades: a exibição de filmes, debates, workshops, uma mini feira do livro e do filme e encontros com especialistas da área, “procurando promover o acesso à cultura e, mais especificamente, o gosto pela 7ª Arte, criando os espetadores do futuro desde o primeiro ano de vida.”
A programação do festival conta com cerca de uma centena de filmes, ao longo dos 9 dias, num total de 65 sessões compostas por obras oriundas de mais de 20 países.
A abrir o certame no dia 1 de Fevereiro, é exibido o filme Alfie o Jovem Lobisomem, de  Joram Lürsen, baseado no primeiro livro de uma série muito popular com mesmo nome, escrita pelo alemão Paul van Loon . O encerramento do festival é protagonizado por As Irmãs Vampiras de Wolfgang Groos. Destaque também para a antestreia em Portugal de O Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, a mais recente adaptação do clássico da literatura juvenil de José Mauro de Vasconcelos.
Destaque ainda para a apresentação do filme Gambozinos, do realizador português João Nicolau. Ainda dentro das atividades paralelas, está programado o ateliê Ruidagem, orientado por Pedro Sabino, que propõe a plataforma de experimentação do cinema enquanto meio de expressão audiovisual, através da sonorização criativa de um excerto visual de um filme amador burlesco realizado por Luís Filipe Baptista em 1961 – dirigido às crianças dos 8 aos 13 anos de idade.

O programa inclui ainda para uma conversa informal sobre a adaptação de livros ao cinema com a participação de Afonso Cruz, David Machado, Possidónio Cachapa, entre outros.
Para além disso, o Festival Play estabeleceu uma parceria com o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, e traz a Portugal sete filmes brasileiros, produzidos nos últimos três anos e exibidos no FICI, uma longa-metragem e seis curtas. 2A exibição destes filmes pretende aproximar culturas, sublinhando a grande vantagem de uma língua comum, expondo os espectadores ao que de melhor e mais recente se produz no Brasil.”
Durante a semana, haverá 3 a 4 sessões por dia dirigidas essencialmente à rede escolar e, aos fins de semana, mais de 15 sessões diárias dirigidas aos jovens e crianças acompanhados pelas famílias.
A programação completa está disponível no site do Festival Play e os bilhetes custam 1,90 euros (crianças a partir dos 2 anos), 3,50 euros (adultos), 1,50 euros (grupos escolares). Para além destes bilhetes, existem ainda os pack família com um custo de 7 euros (2 adultos e 1 criança) ou o Pack 10 crianças, com um custo de 17 euros.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorPrograma Victoria lança promoções para destinos selecionados
Próximo artigoSemanas Vínicas no Restaurante Flor-de-Lis

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome