PLUG-IN De Joana Vasconcelos Abrilhanta O MAAT Em Lisboa

Reportagem de Elsa Furtado (Textos e Fotos)

Um anel gigante e uma máscara também em tamanho gigante são as duas peças que chamam à atenção e dão as boas vindas aos visitantes na nova exposição de Joana Vasconcelos Plug- In, que abre hoje ao público no MAAT, em Belém.

A mostra, com curadoria de João Pinharanda, é composta por sete peças e desenhos, distribuídos pelos dois edifícios do MAAT: MAAT Central e MAAT Gallery, que pretendem “estabelecer um diálogo entre o património da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas”.

No edifício da Central Tejo podem se ver as peças I’ll Be Your Mirror (2019), uma máscara de espelhos, que está colocada no exterior, virada para o rio Tejo, e a Árvore da Vida, de 2023).

Esta é uma das peças centrais e mais imponentes da mostra, apresenta uma árvore bastante imponente, com mais de 13 metros de altura, feita com diversos tecidos, em várias técnicas artesanais com lãs e outros materiais, em tons de vermelho, castanho e dourado, com luzes LED instaladas em 140 mil folhas, cobertas com bordados de Castelo Branco, lantejoulas, e ainda folhas de couro.

A escultura, que ocupa toda a Sala da Baixa-Pressão Sul, “representa as emoções vividas no confinamento, com a expectativa de um recomeço mais harmonioso”, e “representa a árvore mitológica em que Dafne, figura da Grécia antiga, se torna quando fugia às investidas amorosas de Apolo”, explicou Joana Vasconcelos.

Na zona contígua estão também expostos alguns desenhos da artista, mostrados agora ao público pela primeira vez.

Já para o edifício do MAAT foram reservadas as peças Solitário (de 2018), um gigantesco anel, que se encontra no exterior, no topo da escadaria e virado para o rio; na Galeria Oval encontra-se a impressionante Valkyrie Octopus, de 2015, uma escultura têxtil em formato de polvo, com vários elementos inspirados nas artes decorativas portuguesas, como por exemplo os azulejos, criada para o casino MGM Macau.

Na segunda sala aguardam os visitantes a obra War Games, de 2011, uma viatura convencional coberta com espingardas brinquedo e recheada com bonecos de peluche; no lado oposto, numa espécie de diálogo, está a recente Drag Race, de 2023, que é um Porsche 911 exeburantemente ornamentado com talha dourada e plumas; e por fim, o “trono” Strangers in The Night (de 2000), pertencente à Coleção de Arte Fundação EDP, aqui exposto pela primeira vez em 2000.

Plug-In vai estar patente ao público de 29 de setembro a 31 de março de 2024, e pode ser vista de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 19h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local e online e custam 11 euros o bilhete normal, 8 euros para menores de 18 anos e maiores de 65 anos, e o bilhete família (1 adulto e 2 ou mais jovens com -18 anos) – 23 euros.

Artigo anteriorFOLIO23 Traz Livros E Autores De Volta A óbidos De 12 A 22 De Outubro
Próximo artigoEcho And The Bunnymen: A Festa Dos 40 Anos Sem Magia

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome