A Exposição Mundial de 2025 vai decorrer na ilha de Yumeshima, em Osaka – no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro, vai ocupar uma área de mais de 155 hectares e terá a participação de mais de 160 países, entre eles Portugal. O tema, volta a ser os Oceanos.
Portugal vai participar com um Pavilhão projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, feito de toneladas de cabos marítimos e redes de pesca recicladas, que ficam suspensas numa espécie de “instalação cénica que simboliza a praça superior suspensa como uma onda”, a remeter para o tema “Oceano: Diálogo Azul”.
O pavilhão vai ficar instalado perto do pavilhão do Japão e inclui também um restaurante para promover a Gastronomia Nacional. A nossa mascote vai ser um cavalo-marinho, pintado de azul e branco como os azulejos tradicionais portugueses, baptizado de Umi. A comissão da participação nacional está entregue a Joana Gomes Cardoso.
Da programação nacional, destaque para o dia 5 de Maio – data em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa no evento, em que serão homenageados Carlos Paredes e Amália Rodrigues, numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e a presença de Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro. Também no mesmo dia será inaugurada uma exposição dedicada à obra do arquiteto Siza Vieira.
No dia 10 de Junho, o Pavilhão de Portugal vai receber um concerto de Carminho, para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Dino D’Santiago é outro dos nomes que vai passar por Osaka, tal como o fotógrafo Daniel Blaufuks, a artista Ana Aragã (que recentemente expôs no Japão), e Vanessa Barragão. Haverão ainda exposições dedicadas a Ricardo Back Gordon, Aires Mateus e Inês Lobo.
Segundo a organização, a “Expo Osaka será um espaço para evidenciar a importância de oceanos saudáveis para a humanidade, sublinhando que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais”.
São esperados cerca de 28 milhões de visitantes.













