Prémios  AHRESP Vão Distinguir os Melhores da Restauração, Hotelaria e Turismo

image (1)A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal vai promover a 1ª edição dos Prémios AHRESP, que se realizará em maio, e que visa distinguir as melhores e os que mais se destacaram no âmbito das Empresas, Instituições, Estabelecimentos, Marcas e Profissionais nas áreas da Hotelaria, Promoção Turística e Restauração, em 2014.

As candidaturas já estão abertas para todas as empresas, de norte a sul do país, apresentarem o seu projeto, podendo inscrever-se gratuitamente até ao dia 16 de março, no site oficial do evento.

As Categorias a Votação são: 

  • Conceito Marca – Eleição da melhor marca com maior valor associado ao negócio;
  • Entidade Regional de Turismo – Entidade que mais contribuiu para o desenvolvimento da respetiva região;
  • Portugueses Lá Fora – Portugueses que se destacaram no estrangeiro através de uma marca e/ou estabelecimento HORECA;
  • Programa de Divulgação de Oferta Turística – Melhor campanha publicitária turística do Canal HORECA;
  • Produto ou Serviço do Ano / Parceiro do Ano – Melhor parceiro na garantia de valor ao cliente através da inovação dos seus produtos e serviços;
  • Jovem Empresário / Empreendedor do Ano – Jovem empreendedor na criação de novo conceito e/ou empresa e no seu desenvolvimento através de mecanismos-chave assentes na inovação e diferenciação;
  • Sustentabilidade Ambiental – Melhor projeto do ano que se distingue na melhor implementação organizacional de políticas de eficiência e poupança energética ou sistemas de reciclagem;
  • Projeto de Solidariedade – Projeto de solidariedade do ano que maior impacto gerou junto da comunidade;
  • Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional – A distinção da Marca / Conceito / Produtos ou Estabelecimentos que contribuíram para a defesa e promoção da Gastronomia Portuguesa no território nacional e no estrangeiro;
  • Personalidade do Ano – Personalidade que mais se destacou no setor.

Depois de submetidos os projetos, estes serão analisados e escolhidos cinco nomeados por categoria, por um Comité de Seleção composto pelo Presidente da ACPP – Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, Dr. Carlos Madeira, o Presidente da Comissão Organizadora do SISAB, Dr. Carlos Morais, o Presidente da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, Dr. Rui Ventura, o Coordenador do Guia Boa Cama Boa Mesa – Paulo Brilhante, o Vice-Presidente da Direção da AHRESP, Dr. Júlio Fernandes, o Representante do ICNF, Dr. João Farinha, o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Central de Cervejas, o Diretor de Marketing da Sociedade Ponto Verde, Mário Raposo, o Diretor-Geral da Sumol+Compal, Diogo Pereira Dias, o Diretor de Marketing da Delta Cafés, Marco Nanita e Galp Energia, Dr. Álvaro Sales.

Posteriormente, os finalistas irão a votos de 15 março a 15 abril, no site oficial do evento,  onde qualquer pessoa poderá votar uma vez, em oito das categorias.

Os vencedores da categoria Portugueses Lá Fora e Personalidade do Ano de 2014 serão decididos por uma Comissão de Honra convidada composta pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia Leonardo Mathias, Secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, Presidente Turismo de Portugal João Cotrim de Figueiredo, Presidente CTP – Dr. Francisco Calheiros, Presidente AHRESP – Mário Pereira Gonçalves, Vice-Presidente AHRESP – Paulo Mendonça, Vítor Neto, Fátima Campos Ferreira, a escritora Fátima Moura, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas Olga Cavaleiro e o Diretor de Filatelia dos CTT – Raúl Moreira.

Os vencedores serão anunciados numa gala em maio, e cada um receberá, além do prémio, o selo de vencedor do prémio  AHRESP para colocar no seu estabelecimento.

A iniciativa foi anunciada recentemente em Lisboa, no Lisboa Story Center, numa apresentação que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes , que fez questão de salientar que: “A minha opinião é que os maiores prémios que o setor pode ter, são em primeiro lugar, os turistas e as receitas que eles geram. Em segundo lugar são prémios que o próprio setor se atribui a si próprio, mais importante do que ser o Governo a premiar, é ser o setor a reconhecer e a motivar-se para esse desafio: ter mais turistas, com mais qualidade. É portanto, para mim, uma ótima iniciativa que espero que perdure por muitos anos e que substitua esta estranha tendência em Portugal de achar que é o Estado e o Governo que têm de atribuir este género de prémios” .

De salientar ainda que, estes prémios destinam-se a todas as empresas nacionais, quer sejam grandes, médias ou pequenas, conhecidas ou desconhecidas

Por Teresa Leal e Elsa Furtado

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