Primeira Estância de Wakeboard do Mundo Criada no Centro de Portugal

Screen Shot 2015-03-02 at 01.22.50O Wakeboard, desporto em ascensão em todo o mundo, superando o surf em número de praticantes nos E.U.A, vai ter a primeira estância do mundo localizada em Portugal, na Região Centro do país.

Trata-se de uma iniciativa dos Municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU e tem por objectivo posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e promover o interior do país como local de excelência para a prática de wakeboard.

De acordo com Luís Segadães, especialista em Marketing Territorial e um dos responsáveis pela organização do evento, “Vamos acolher um mega evento desportivo, o Campeonato Mundial de Wakeboard, inserido numa ação de promoção de Portugal e do interior do país. O grande objetivo é criar um novo destino de wakeboard, construindo a primeira estância do mundo em Castelo do Bode. A promoção do destino é alavancada através do campeonato mundial”, explicou aquando a apresentação do projeto na BTL 2015.

O calendário do projeto inclui o Campeonato Nacional de Wakeboard em junho e o Campeonato Mundial em setembro, prova que se realiza pela primeira vez fora dos Estados Unidos. Em simultâneo estão a ser desenvolvidos projetos de implementação de cable parks em torno da barragem de Castelo do Bode. Estes cable parks são considerados parques temáticos, que ajudam a tornar este desporto mais acessível reduzindo os custos para o praticante e também a pegada ecológica do desporto, já que os sistemas de cabos têm baixo consumo energético, sendo alimentados a electricidade.

André Matos, Presidente da APWW explicou ainda que, “O Wakeboard é um desporto recente, que se tem afirmado pela sua espetacularidade, captando adeptos e curiosos em todo o mundo. É o desporto aquático com maior taxa de crescimento dos EUA, onde nasceu há 25 anos. Alastrou-se por todo o mundo e sabemos hoje que existem mais de três milhões de praticantes só na Europa”.

Texto de Teresa Leal

Artigo anteriorMuseu do Oriente Apresenta Gala Internacional de Ópera Amor Vincit Omnia
Próximo artigoTAP e MUDE Promovem Exposição no Âmbito das Celebrações dos 70 Anos

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome