Quadros Vivos De Caravaggio Para Ver No Porto

A Igreja da Senhora da Conceição, no Porto, volta a acolher a dramatização Quadros Vivos de Caravaggio, do encenador português Ricardo Barceló, em cinco sessões, de 23 a 26 de novembro.

Combinando a pintura barroca, com a música clássica e teatro, a dramatização de Barceló recria uma sequência de 21 obras do famoso artista do Barroco, que se vão construindo e desconstruindo ao som da Missa em B menor do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Um espetáculo com grande impacto visual, onde a luz, a harmonia dos movimentos, a estética e a emoção permitem ao espectador desfrutar de um momento memorável.

Caracterizadas pela representação da irredutibilidade e imperfeição humanas, as obras de Caravaggio são trabalhadas, cena a cena, com uma iluminação especial, por forma a emular o efeito luminoso característico dos seus quadros – o Tenebrismo –, à medida que a expressão facial dos modelos recria a realidade crua, palpável e sensorial das suas pinturas.

Partindo das suas obras mais conhecidas, a produção portuguesa dá vida à realidade artística de Caravaggio que encontrou nos temas religiosos a inspiração para os seus quadros. Considerado grande representante do estilo Barroco, Caravaggio marca o legado da pintura com obras como ‘Judite e Holofernes’, ‘Sacrifício de Isaac’, ‘Flagelação de Cristo’ e ‘A Morte da Virgem’.

Estas e outras obras como ‘Ressurreição de Lázaro’, ‘A decapitação de João Batista’, ‘Madalena Arrependida’ e ‘Enterro de Santa Lúcia’ serão revisitadas nesta nova temporada de ‘Quadros Vivos de Caravaggio’, no Porto.

As sessões vão decorrer a 23, 24 e 25 de novembro às 21h30, e no dia 25 e 26 às 15h30.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda online entre 20 e 25 euros. A entrada é condicionada à aquisição do catálogo das obras a dramatizar.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorConcerto De José Cid Inaugura A Rock Station A 8 De Dezembro
Próximo artigoO Dever De Deslumbrar De Natália Correia Para Ver Na Escola De Mulheres

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome