Quais São os 12 Melhores Livros de Ficção Narrativa De Autores Portugueses Do Último Século? Este foi o desafio que a revista Estante, da FNAC, apresentou a algumas figuras conhecidas do panorama Cultural Nacional.
Deste grupo selecto fizeram parte Carlos Reis, Clara Ferreira Alves, Isabel Lucas, Manuel Alberto Valente e Pedro Mexia, que elaboraram uma lista unânime e que inclui entre os 12 Melhores, dois autores vivos – Agustina Bessa-Luís e António Lobo Antunes.
As 12 obras consideradas como os 12 Melhores Livros de Ficção Narrativa Portuguesa do Último Século foram: A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro; A Sibila, de Agustina Bessa-Luís; Finisterra, de Carlos de Oliveira; Húmus, de Raul Brandão; o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa; Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio; O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago; Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes; O Delfim, de José Cardoso Pires; Os Passos em Volta, de Herberto Helder; Para Sempre, de Virgílio Ferreira; e Sinais de Fogo, de Jorge de Sena.
A lista saíu na edição de outono da revista Estante, que tem distribuição gratuita pela FNAC.









