Recriação Da Batalha Do Vimeiro De 1808 Decorre De 18 A 20 De Julho

O município da Lourinhã volta a realizar o evento de recriação da Batalha do Vimeiro 1808, este ano com um cartaz mais diversificado, dedicado ao tema “Medicina e Farmácia na Época Napoleónica”.

A iniciativa, que assinala o 217º aniversário da Batalha do Vimeiro, vai decorrer nos dias 18, 19 e 20 de julho, dedicada ao tema “Medicina e Farmácia na Época Napoleónica”, com atividades a decorrer num espaço ilustrado à época, junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), como animação de rua, concertos, tasquinhas e ofícios representativos daquele período.

As recriações históricas da Batalha, as escaramuças e o Assalto à Igreja, estão marcados para os dias 19 de julho, às 22h00, e para o dia 20 de julho, às 11h00 e às 11h30, respetivamente.

O programa começa pelas 19h00 do dia 18 de julho, com a performance de dança As Vivandeiras – Assistência nos Campos de Batalha, pela Academia Flui. Ainda nesse dia, às 22h00, terá lugar um dos momentos mais aguardados do programa, o Baile Oitocentista. Segue-se às 23h00, um concerto de Beatriz Villar, no Palco Wellington, um pouco antes da última atividade do dia, o espetáculo de fogo No Caos da Batalha, Curar e Salvar, às 00h30, pelo grupo Malatitsh.

No sábado, dia 19 de julho, destacam-se várias atividades dedicadas ao tema do evento, como um percurso pedestre pelo Vimeiro em que serão contadas histórias e curiosidades sobre a assistência aos feridos na Batalha do Vimeiro; a apresentação e oficina, dinamizadas pela recriadora polaca Marta Veil, onde serão partilhados segredos dos boticários (farmacêuticos) da época; a oficina “Medicina e Pharmacopeia da época Napoleónica”, dinamizada pelo recriador histórico Joaquim Guedes; a apresentação da obra Médicos e Cirurgiões do Exército Português da Guerra Peninsular: Percursos, Vivências e Contributos, da autoria de Rui Pires de Carvalho. O dia termina com um concerto pelo grupo Brigada Victor Jara e um espetáculo de fogo.

No domingo, dia 20 de julho, terão lugar, entre outras atividades, o workshop de Botânica e Perfumes “As Guerras Perfumadas de Napoleão”, pelo projeto PortugalbyNose, o workshop de pintura de miniaturas napoleónicas, pela Associação de Jogos de Simulação de Portugal, a oficina de Jumping Clay “George Clark – Um ferido da Batalha do Vimeiro”, dinamizada por Selma Ferreira e o concerto Roda da Alegria, pelo grupo Modo Vilão, um espetáculo que ocorre em formato não convencional, sem palco, com os músicos a ocuparem o centro do espaço.

Durante os três dias, estará no recinto um cenário de um Hospital de Campanha da época, com momentos de animação com Dinis Binnema, que irá interpretar as personagens do Físico e do Boticário e com Ana Rosa Abreu, com a performance teatral O Cirurgião-Barbeiro, o Boticário e a Curandeira.

Destaque também para a oficina “Iniciação à Roda do Oleiro”, que irá decorrer ao longo dos dias 19 e 20 de julho, dinamizada por Vera Camilo.

O evento termina pelas 19h30 do dia 20 de julho, depois da “Cerimónia do Arriar das Bandeiras”, seguida de uma salva de mosquete.

Ao longo dos três dias, estará patente, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a exposição “Medicina e Farmácia na Época Napoleónica”.

O evento é organizado pela autarquia, em colaboração com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e a Associação Napoleónica Portuguesa e tem entrada gratuita.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorFestival F Anima Zona Histórica De Faro De 4 A 7 De Setembro Numa Edição Especial
Próximo artigo13 Anos De QUE JAZZ É ESTE? Anima Viseu De 9 A 20 De Julho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome