Reflexões Sobre O Palco: A Estreia De Uma Vida No Teatro

Por Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Uma Vida no Teatro
Uma Vida no Teatro

Uma Vida no Teatro, a peça de David Mamet que estreia amanhã – Dia Mundial do Teatro – no Teatro Aberto, promete trazer uma reflexão profunda sobre o mundo dos atores e a passagem do tempo. Cleia Almeida trouxe esta produção para os palcos portugueses, inspirada pela densidade e conflitos geracionais abordados na obra.

A história de Uma Vida no Teatro não é apenas sobre atuar, mas sobre os desafios que os artistas enfrentam ao longo da carreira.

Ao revisitar a peça, que assistiu em Londres há duas décadas, Cleia Almeida, viu além do humor superficial e encontrou uma narrativa que faz eco das angústias dos atores que envelhecem na sua atividade e a dificuldade de deixar para trás uma profissão que amam.

No final do ensaio para a imprensa, Cleia explicou-nos que na escolha dos atores para o elenco, procurou talento, mas também uma ligação genuína às personagens e uma abordagem ao trabalho teatral.

Vítor Silva Costa interpreta um jovem ator cheio de energia, e a Alfredo Brito coube a vida de um veterano ator de teatro, que partilha as suas experiências, alegrias e frustrações. Duas escolhas que refletem a diversidade de experiências e perspetivas presentes no mundo do teatro.

David Mamet utiliza diálogos afiados e intensos para explorar temas como a competição entre os atores, os egos inflamados, a procura da perfeição e a luta contra o envelhecimento no mundo do espetáculo.

A peça mergulha-nos num universo onde as emoções estão sempre à flor da pele, onde a linha entre a realidade e a representação se esbate e onde as relações humanas são postas à prova sob os holofotes do palco.

O público assiste por detrás do pano, onde estão habitualmente os atores e os diálogos decorrem entre camarins, mas também em cima do palco, ainda que visto de uma perspetiva pouco habitual.

A paleta cromática da produção foi meticulosamente escolhida e contribuiu para uma estética visual marcante da peça.

O simbolismo das pegadas no palco, representando a passagem do tempo e as marcas deixadas pelas vidas dedicadas ao teatro, é uma das muitas camadas que enriquecem a narrativa de Uma Vida no Teatro.

Com a colaboração de Noiserv (Som) e Diana da Luz (Desenho de Luz), a peça consegue capturar essa essência e transmiti-la ao público através de uma experiência teatral envolvente.

Uma Vida no Teatro é um retrato tocante da vida dos artistas e das lutas que enfrentam ao longo do caminho. Esta peça convida o público a refletir sobre o significado do teatro e o preço que os artistas pagam pela sua arte.

Sessões e bilhetes

A peça pode ser vista às quartas e quintas-feiras às 19h00, sextas e sábados às 21h30 e domingos às 16h00. Os bilhetes custam 17 euros. Às quartas-feiras estão disponíveis pelo valor promocional de 11,90 euros. Para jovens (até aos 30 anos) os bilhetes custam 8,50 euros, e podem ser adquiridos no local e online.

Artigo anteriorTEC Apresenta Últimos Remorsos Antes Do Esquecimento De Jean-Luc Lagarce
Próximo artigoDecapitated – Não Ficou Pedra Sobre Pedra

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome