Localizado no histórico e imponente edifício da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, o Restaurante Impulso proporciona uma viagem pelos sabores autênticos de Portugal.
Integrado no Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, o hotel de 5 estrelas do grupo SONAE, inaugurado no início de 2022, o restaurante Impulso parece saído de um guião de espiões do século passado. Tem as suas raízes na história ferroviária de Lisboa e ocupa uma parte reabilitada do edifício da estação. O hotel estende-se pelos intermináveis corredores. Onde antes eram gabinetes de escritórios são agora quartos.
Uma História de Renovação e Encanto Ferroviário
Com uma fachada imponente de linhas sóbrias em tom bordeaux, o hotel é um tributo à arquitetura neoclássica, preservando a cantaria original e os detalhes decorativos que contam a história da estação, desde a sua inauguração, em 1965.
A sala do restaurante, com grandiosas janelas, de onde se vislumbram as colinas de Lisboa à direita e o rio Tejo à esquerda, mantém um certo ambiente de mistério.
Uma Viagem Gastronómica Inspirada nas Linhas Regionais
A cozinha está à mercê da vista de quem entra na sala. Um painel no topo indica os destinos regionais, como se estivéssemos na bilheteira. Ao fundo, as janelas permitem ver, em tempo real, a atividade nas linhas férreas. São cerca de 500 m2 que se dividem entre a zona de estar e o restaurante.
O centro é ocupado por um bar, à semelhança dos que existem nas carruagens. O Restaurante Impulso acolhe os viajantes e os amantes da boa comida num espaço requintado e acolhedor. Com capacidade para 122 lugares sentados, o restaurante oferece uma experiência única, onde os sabores autênticos de Portugal são o destaque.
Os pratos são inspirados nos produtos regionais, que chegam diariamente à estação de Santa Apolónia. Fomos conhecer as opções da nova carta, que refletem a diversidade e a riqueza da gastronomia portuguesa e ficámos também a conhecer a nova chefe de cozinha, Rebecca Alves.
Uma Experiência Gastronómica Memorável
Começamos com uma entrada de Vieira braseada, com puré de couve flor, pinhões torrados e pesto de coentros (18.50 euros) e provámos ainda os Croquetes de alheira em pó de morcela e com doce de kumquat (13 euros).
Passamos depois aos pratos principais. Um saboroso Arroz do Mar, com corvina, dourada e camarão (23 euros). O tempero leva malagueta, coentros e lima.
Depois, um bife do lombo de novilho à portuguesa, com molho da própria carne e crocante de presunto (30 euros). Acompanhámos a refeição com um Sauvignon Blanc da Quinta do Cidrô.
As sobremesas remetem para a doçaria tradicional portuguesa, com um twist contemporâneo, com opções como o leite creme com frutos vermelhos, crosta de açúcar queimado e frutos seco (9 euros) e o novíssimo toucinho do céu com gelado de caramelo salgado (9 euros). Acompanhámos a sobremesa com um townie.
Objetos antigo e recuperados, recolhidos dos antigos espaços de escritório da gestão ferroviária, complementam a decoração da sala. No Impulso a experiência gastronómica anda a par com riqueza cultural. Num ambiente acolhedor e nostálgico, os clientes são convidados a embarcar numa viagem de sabores, que celebra a autenticidade e a tradição.
Seja para uma refeição especial ou para descobrir um espaço de memórias, o Restaurante Impulso é uma paragem original, para quem visita Lisboa.


















