Ricardo Lemos E Catarina Costa São Finalistas Do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz

Já são conhecidas as cinco obras finalistas da edição de 2023 do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium BCP, e entre os finalistas estão Ricardo Lemos e Catarina Costa, dois autores da Guerra e Paz Editores já distinguidos pelo Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, com o apoio da Fundação Lions.

As obras a concurso são Desaparecida, de Ricardo Lemos, com o seu romance de estreia  publicado em Agosto de 2021; Catarina Costa, com o romance Periferia, ambos publicados pela Guerra & Paz; A História de Roma, de Joana Bértholo; Cadernos da Água, de João Reis; e Grande Turismo, de João Pedro Vala.

Os jurados desta edição são o investigador Carlos Reis, o escritor Bruno Vieira Amaral, a crítica literária Luísa Mellid-Franco, a jornalista e crítica literária Isabel Lucas, e ainda Manuel Pereira Cardoso, do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.

O vencedor será anunciado em setembro, que além da distinção, irá receber um prémio pecuniário no valor de dez mil euros.

O galardão foi criado em 2014 pela Fundação Eça de Queiroz em parceria com a Câmara de Baião, com intuito de homenagear o legado de Eça de Queiroz e que, entre 2014 e 2020, distinguiu anualmente um jovem autor português pelo seu talento literário. Periodicidade que passou a bienal, desde 2021, ano em que a Fundação Millennium BCP passou também a patrocinar o prémio.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorTeatro Tivoli Acolhe Exposição De Homenagem A Amália Rodrigues
Próximo artigoAndanças Vai Por Reguengos De Monsaraz A Dançar De 27 A 30 De Julho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome