O único dia de Rock in Rio Lisboa 2024 que não esgotou foi aquele que proporcionou melhor experiência a quem entrou no Parque Tejo. Facilidade em circular entre palcos e possibilidade de assistir a concertos de forma tranquila.
O acesso à zona de alimentação ou WC também se fez sem problemas.
Durante duas horas os palcos pararam para assistir ao jogo de futebol do campeonato europeu entre Portugal e a Turquia. E celebrar também, por três vezes, os golos da seleção portuguesa.
Além desta última confirmação do cartaz de sábado, o público tinha um cardápio diversificado pela frente: a estreia de Jonas Brothers, os irmãos que deram voz aos sonhos da Disney; o regresso de Macklemore, o rapper e ativista de Seattle; James, a banda quase portuguesa; a celebração dos Ornatos Violeta de Montros com Amigos e o furacão da Bahia Ivete Sangalo.
Jonas Brothers, os irmãos que deram voz aos sonhos da Disney
Kevin, Joe e Nick Jonas formam os Jonas Brothers, banda norte americana de pop rock, formada em 2005, que fez grande sucesso junto dos adolescentes. A sua popularidade cresceu com a participação no filme da Disney “Camp Rock”, ao lado de Demi Lovato. Mais tarde e durante dois anos, chegaram a ter a sua própria série de televisão no Disney Channel.
Separaram-se e seguiram carreiras independentes em 2013. Em 2019 os fãs celebraram a sua reunião. Os portugueses tiveram de esperar quase vinte anos por este momento e marcaram presença na frente de palco com as letras todas na ponta da língua.
Lisboa acabou por ser a única data que a banda manteve de uma digressão europeia que foi adiada para o final do ano. Estava agendada para os meses de maio e junho.
Foi uma noite de pop, com uma seleção abrangente da sua carreira, desde “Play My Music” a “Introducing Me”, respetivamente dos filmes Camp Rock 1 e 2, aos primórdios de Jonas Brothers com “When You Look Me in the Eyes”, o primeiro tema de sucesso que escreveram com o pai, a quem aproveitaram para agradecer em direto “Eu sei que nos estás a ver, em streaming! Obrigada por tudo!”.
Passaram ainda por algumas covers famosas: “Can’t Take My Eyes Off You” de Frankie Valli, o líder dos The Four Seasons ou “September” dos Earth, Wind & Fire.
Celebraram o amor com “I Believe“ e também alguns sucessos das suas carreiras independentes como: “Cake by the Ocean” de DNCE, o projeto liderado por Joe Jonas, ou “Jealous” de Nick Jonas.
Fecharam a atuação com ”Only Human”, “Sucker” e “Leave Before You Love Me”. Anunciaram no início do concerto que vinham com intenção de criar memórias e não desiludiram os fãs.
O Lado Saudosista A Vibrar Com James
A ligação dos James a Portugal é particularmente próxima, refletida no carinho e no entusiasmo com que são sempre recebidos. Tiveram, neste Rock in Rio Lisboa, mais uma receção calorosa, com uma enorme multidão a estender-se pelo recinto para os ver.
Incluiram canções como “She’s a Star”, “Out to get You” e “Sometimes”. Desceram várias vezes para cantar no fosso, junto ao público.
A banda também é conhecida pela sua capacidade de reinventar e experimentar novos sons, mantendo-se relevante ao longo dos anos. Trouxeram assim, alguns temas novos de Yummy, o álbum lançado em abril deste ano: “Mobile God”, “Shadow Of A Giant“ ou “Way Over Your Head”. À indiferença dos portugueses perante estas canções, Tim Booth deixou o recado “Parece que este álbum ainda não chegou a Portugal, mas foi nº 1 no Reino Unido”.
Eternos saudosistas, os portugueses continuam a preferir celebrar as memórias dos seus anos dourados.
Macklemore – Hiphop Com Apoio à Palestina
Natural de Seattle, Macklemore ganhou notoriedade com a dupla Macklemore & Ryan Lewis.
Abriu o concerto com um dos seus grandes êxitos “Thrift Shop” e muita vontade de agitar as massas. A forte presença em palco, sempre a interagir com o público, fez com que este tenha sido um dos concertos mais animados da noite.
“Gosto muito de festivais de verão, porque há milhares de pessoas que se juntam. Estranhos que se juntam para ouvir música. Não há nada melhor!” e unidos cantaram “White Walls”.
Macklemore aproveita o facto de ser figura pública para abordar questões de justiça social, como a igualdade racial, os direitos LGBTQ+. Apelou à aceitação de diferenças, neste ambiente, com “Same Love”.
O compromisso de Macklemore com causas sociais, estende-se também no apoio à Palestina. Num curto monólogo referiu que se questiona, por vezes, de vir atuar a um festival quando “há um genocídio a acontecer no mundo”. Por outro lado, isso permite-lhe demonstrar, publicamente “solidariedade com o povo da Palestina”. “Hinds Hall” traduz essa opinião.
Para “Dance Off” convidou duas pessoas do público para fazer uma dance battle em palco e foi incrível a energia que as duas raparigas trouxeram para uma plateia de 60 mil pessoas (números dados pela organização).
Não faltou ritmo a esta atuação que terminou com o “Glorious”, “Good Old Days” e “Can’t Hold Us”. Todos com os braços no ar, a Ornatos Violeta em Celebração Com Os Amigos.
Ornatos Violeta, a banda composta por Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe e Ninörm preparou, para este Rock in Rio Lisboa um concerto de celebração de 25 anos de lançamento do álbum “O Monstro Precisa de Amigos”.
Passaram por todas as canções deste trabalho e ainda trouxeram amigos para se juntarem e palco e dar outro destaque a alguns deles. Samuel Úria subiu ao palco para cantar com Manel Cruz “Deixa Morrer”. Com Ana Deus a banda partilhou um intenso “Ouvi Dizer” e “Chaga” chegou pela voz de Gisela João. Muito público, junto ao palco Tejo vibrou com este concerto, certamente a recordar tempos memoráveis.
Em palco, esteve também o quarteto de cordas Solistas da Casa da Música, composto por Ianina Khmelik, Ana Madalena Ribeiro, Mateusz Stasto e Nikolay Gimaletdinov.
Para o final, os convivados juntaram-se todos em palco para cantar “Capitão Romance”.
Ivete Sangalo
Convidada assídua e obrigatória do Rock in Rio Lisboa, Ivete Sangalo levantou muita poeira no palco principal.
Acompanhada de um grupo de bailarinos incríveis, com um macacão rosa de lantejoulas, Ivete não parou. Durante cerca de hora e meia a cantora brasileira pôs o público a dançar e a pular, com uma alegria inconfundível característica dos seus concertos. Temas como “Macetando”, “Tempo de Alegria”, “Abalou”, “O Mundo Vai”, “Só Love”, “Beleza Rara”, “Minha Pequena Eva”, “Cadê Dalila”, entre outros, fizeram a festa, que culminou num Carnaval Baiano em Lisboa.
Pelo meio foi falando com o público, sempre partilhando o seu amor por Portugal e o gosto que tem em estar em todas as edições do Rock in Rio, e terminou elogiando a “beleza” da nova localização do festival. Quase no fim da atuação Ivete desceu do palco, e foi até ao pé do público onde cantou dois temas, tão bem conhecidos.
Um concerto onde a “poeira levantou” e toda a gente tirou o “pé do chão” ao bom estilo de Ivete, e no final, é claro que “A festa rolou” e até confettis voaram pelo ar.
Se é verdade que muitos já viram Ivete Sangalo ao vivo, também se comprova que todos querem voltar a ver. É uma das maiores e mais influentes artistas da música brasileira, conhecida pela sua energia contagiante e presença de palco inigualável.
Carolina Deslandes
Com uma carreira marcada por uma evolução constante, Carolina Deslandes continua a explorar novas sonoridades e a colaborar com outros artistas, solidificando a sua posição como uma das vozes mais importantes da música portuguesa atual.
Abriu o palco principal, este sábado, onde já estavam muitos fãs a acompanhá-la.
Carolina partilhou ter ido pela primeira vez ao Rock in Rio com 12 anos, e que disse às amigas que um dia iria tocar no RIR, e que este era por isso um dos dias mais felizes da sua vida, ao tocar no Palco Mundo (depois de ter tocado no Palco secundário e no Rock in Rio no Brasil).
O alinhamento do concerto, que durou cerca de uma hora, contou com os temas “Raiva”, “Vai Lá”, “Saia da Carolina”, “Quanto Tempo Falta”, “Precipícios”, “Por Um Triz”, “A Tua Porta”, “Nos Teus Olhos”, “A Vida Toda”, entre outros, e sempre com a companhia do público.
O aperitivo perfeito para o momento que se seguiu, em que o recinto particamente parou para ver o jogo Portugal x Turquia (que Portugal venceu com 3 golos de Bernardo Silva, um auto golo e um golo Bruno Fernandes) e deixou o público presente em êxtase.
Recorde os dois primeiros dias de Rock in Rio Lisboa em:
Rock In Rio Lisboa 2024: 80 Mil Pessoas Vibraram Ao Som De Hinos Do Rock
Rock In Rio Lisboa – O Dia Das Canções Que Curam Dores De Coração




















