Verão é época de festas ao ar livre e sardinhadas, e as tradicionais sardinhas das Festas de Lisboa não podiam faltar, tal como as bordallianas, que chegaram recentemente às lojas. Numa parceria com a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa, as Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro homenageiam pelo segundo ano consecutivo Raphael Bordallo Pinheiro, com uma nova coleção de 40 sardinhas.
Em 2014 a coleção era composta por 16 sardinhas apresentadas a concurso nas Festas de Lisboa do ano anterior; 23 novas criações e uma sardinha de edição limitada e numerada a 75 unidades, criada pelo artista plástico Pedro Cabrita Reis.
Este ano a nova colecção apresenta como grande novidade a colaboração com dois prestigiados criadores internacionais, com o objetivo de internacionalizar e levar mais longe a “nossa sardinha”. Rebecca Dautremer, que criou quatro sardinhas que ilustram uma história passada em Paris, de um casal de namorados que ali se encontra; e Craig Weathley, que fez a sardinha viajar por Miami, Nova Iorque, Londres e Veneza, foram os artistas escolhidos.
Mariana A Miserável e Maria Imaginário, a dupla de ilustradoras portuguesas que exprimem duas formas opostas de ver o mundo – o imaginário e o miserável – também criaram duas sardinhas para esta coleção.
Cada uma das sardinhas Bordallianas vem “embrulhada” numa embalagem, que contém um folheto com imagens e explicação de todas as sardinhas e inclui um clip em forma de sardinha. Existe ainda uma caixa de duas sardinhas, alusiva às latas de conserva do pescado e uma caixa original “ao sal”, para acondicionar a sardinha de edição especial. O preço de venda de uma unidade é 18,90 euros. Com duas unidades custa 34,90 euros e a edição numerada e limitada a 75 unidades está disponível por 89,90 euros.
Por Teresa Leal
Fotos de Elsa Furtado



















