Serralves inaugura duas exposições a 1 de novembro

saalO Processo SAAL: Arquitetura e Participação, 1974-1976 e The Otolith Group são as duas exposições a ter em conta, a partir de 1 de novembro, no Museu de Serralves.

A primeira, patente até 1 de fevereiro de 2015, é dedicada ao SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), projeto arquitétonico e político criado pouco depois do 25 de Abril de 1974. A exposição apresenta esta fusão entre arquitetura e participação direta através de maquetas, fotografias históricas, gravações sonoras, documentários e filmes. A estes juntam-se fotografias encomendadas a André Cepeda, José Pedro Cortes e Daniel Malhão e uma instalação de Ângela Ferreira.

A mostra é comissariada pelo curador independente Delfim Sardo e organizada pelo Museu de Serralves em colaboração com o Canadian Center for Architecture de Montreal, onde estará patente entre maio e setembro de 2015.

Também a 1 de novemotolith_groupbro estreia no museu portuense The Otolith Group, primeira exposição em Portugal da dupla Anjalika Sagar e Kodwo Eshun.

A exposição propõe uma trilogia de filmes centrados na política e na estética da água, que exploram as relações entre ecologia, representação e política. The Radiant, obra de 2011 foca o tsunami que causou o colapso da central nuclear de Fukushima; I See Infinite Distance Between Any Point anda Another (2012) é dedicado à artista greco-libanesa Etel Adnan. Por fim, Hydra Decapita (2010) prossegue a investigação de temas relacionados com a hidropolítica e a hidroestética.

O Otolith Group apresenta ainda projeções do seu trabalho mais recente, In the Year of the Quiet Sun, filme de 2014 dedicado ao pan-Africanismo.

As mostras podem ser visitadas durante o horário de inverno do museu, de terça a sexta, entre as 10h00 e as 17h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00.

Texto de Alexandra Gil
Artigo anteriorVodka Russian Standard chegou ao Mercado da Ribeira
Próximo artigoFestival SAL 2014 arranca esta semana

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome