Serralves Mostra Trabalhos De Jean-Luc Godard Nunca Antes Exibidos

A exposição Tendo em Linha de Conto os Tempos Atuais de Jean-Luc Godard – Obra plástica, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, está patente a partir de 13 de novembro.

Pela primeira vez, apresenta-se o percurso de Jean-Luc Godard enquanto criador de imagens fixas, desde a sua infância até 2022. Grande parte das obras visuais de Godard, como pinturas, desenhos, cadernos, imagens digitais, nunca foram mostradas antes.

O título da exposição, Tendo em Linha de Conto os Tempos Atuais, provém do plano 15 de Film annonce du film Drôles de Guerres (Trailer do filme que nunca existirá Guerras de Mentira). “Tratava-se de deixar de confiar nos milhares de milhões de ditames do alfabeto, a fim de devolver a liberdade às incessantes metamorfoses e metáforas de uma verdadeira linguagem, regressando aos locais de filmagem do passado, mas tendo em linha de conto os tempos atuais”, explica o comunicado. A sobreposição entre “conto” e “ter em conta” combina fabulação e exatidão, imaginação e descrição, invenção e atenção, em suma, as exigências e os recursos do cinema face ao real.

Em 1993, Jean-Luc Godard quis encontrar-se com Manoel de Oliveira para uma ampla entrevista publicada no jornal Libération. Nela, Oliveira pronuncia uma frase que, desde então, assombraria os filmes de Godard e o mundo cinéfilo: “É, aliás, disto que gosto em geral no cinema: uma saturação de signos magníficos banhados na luz da sua ausência de explicação.” Em 1998, Manoel de Oliveira dedica um poema a Jean-Luc Godard, Cão amarelo”. Estas trocas literárias culminariam num diálogo entre filmes, já que Film Socialisme (2010) de Jean-Luc Godard pode ser visto como uma resposta a Um Filme Falado (2003) de Manoel de Oliveira.

Esta exposição é organizada pela Fundação de Serralves – Casa do Cinema Manoel de Oliveira, com curadoria do coletivo Ô Contraire! para a Fondation Jean-Luc Godard.

O bilhete para visitar a Fundação de Serralves custa 24 euros e pode ser adquirido no local e online. A entrada, no primeiro domingo de cada mês, das 10h00 às 13h00, para residentes em Portugal, é gratuita.

Autor:Texto de Beatriz Lira
Artigo anteriorVirgem Suta Lançam Novo Álbum E Apresentam Cantar Até Cair Em Digressão
Próximo artigoLuísa Sonza Regressa A Portugal Com Concerto Em Lisboa E Presença No Festival Authentica

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome