Termina hoje o ciclo de programação cultural de homenagem ao Poeta Camilo Pessanha, que a Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), através da sua Comissão Asiática promove por ocasião do 150º aniversário do poeta.
Camilo de Almeida Pessanha nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867, e morreu em Macau a 1 de Março de 1926. É considerado o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, além de antecipador do princípio modernista da fragmentação.
A programação inclui uma visita guiada à exposição Memórias de Camilo Pessanha, pelas 17h30, no Museu do Oriente; uma conferência intitulada “Os Itinerários de Camilo Pessanha”, pela Doutora Maria Calado; o lançamento da edição especial de Clepsydra de Camilo Pessanha; declamação de poesia de Camilo Pessanha pela atriz Maria do Céu Guerra e ainda apresentação de desenhos de Camilo Pessanha, da autoria do Arquitecto Carlos Marreiros.
Do programa fazem ainda parte uma exposição bibliográfica preparada pela Biblioteca da SGL; dez comunicações em torno de Camilo Pessanha, à volta dos temas Orpheu; Clepsydra; Imagem; Personalidade; Macau, entre outras temáticas ligadas ao poeta; e conferências do Professor Doutor Paulo Franchetti (Brasil); da Dr.ª Celina Veiga de Oliveira, Vice-presidente da CA/SGL e do Prof. Doutor Yao Jingming (Universidade de Macau).
A participação nas atividades é gratuita.














