O formato é o mesmo, igual ao que os lisboetas já se habituaram: os finais de tarde de domingo (e não só, já vão ver) dos meses de maio a setembro vão ser preenchidos com a música do Out Jazz, tocada ao ar livre em diversos jardins da cidade. E com a sempre interessante característica de o acesso ser gratuito.
Desta vez, no entanto, há algumas diferenças desta 11ª edição face a anteriores. Uma, e talvez a mais óbvia, nota-se de imediato no nome do evento – o main sponsor é agora outro, a cidra Somersby. A segunda é que, para além dos alfacinhas, também os cascalenses vão poder usufruir, já que a vila de Cascais vai ser também abrangida pelos locais escolhidos para alguns dos concertos.
Ao quarteto de Desidério Lázaro coube a tarefa de dar o pontapé inicial deste festival ontem a 7 de maio, nos jardins da Torre de Belém. Para além da formação do saxofonista, muitos nomes tocarão ao longo do festival, incluindo, entre outros, Real Rockers, Ornitorrinco, Centauri, o trio de João Lencastre, Kiloco, Vaarwell, Lokomotiv e Enoque.
Os concertos nos locais em Lisboa terão lugar, como vem sendo a tradição, todos os domingos: em Maio, nos jardins da Torre de Belém; em Junho, no Jardim do Campo Grande; em Julho, no Parque Eduardo VII; em Agosto, no Jardim da Estrela; e em Setembro, no Parque Tejo. Pelo meio, nos últimos sábados de cada mês, há um concerto adicional na região de Cascais – no Parque Marechal Carmona, na praia da Azarujinha e nos Jardins do Casino – excepto a 26 de Agosto, dia em que a música ruma ao Jardim da Parada, em Campo de Ourique.
Uma iniciativa interessante deste ano é a possibilidade de adquirir um copo reutilizável, por apenas um euro, que poderá ser utilizado o longo de todo o festival. Trata-se de uma forma de combater o consumo de um número significativo de copos de plástico e reduzir o lixo.
Resta reafirmar o evidente e dizer que esta é uma óptima forma de passar um final de tarde de verão agradável e relaxado. Ao domingo, tem ainda a vantagem adicional de ajudar a combater aquele amargo de boca da aproximação do final do fim-de-semana e início da semana de trabalho.




















