Sugestões De Prendas De Natal 2022: Para Ler E Ouvir Em Português

Um livro ou um cd são sempre boas opções para prendas, em qualquer ocasião, especialmente no Natal, e se forem de autores e artistas nacionais melhor ainda. O CH deixa-lhe aqui algumas sugestões escritas e cantados em português … de Portugal.

De José Rodrigues dos Santos, A Mulher do Dragão Vermelho, publicado pela Planeta. O romance, de 576 páginas, está à venda por 22,50 euros.

Uma mulher misteriosa é perseguida na Índia. Maria Flor tenta ajudá-la, mas ambas são raptadas. Tomás Noronha inicia buscas para as resgatar e irá contar com um ajudante inesperado. Um agente secreto americano.
No cativeiro, a mulher de Tomás consegue esconder uma mensagem críptica: o estranho símbolo de uma velha profecia bíblica.
Madina nasce numa província remota da China e filia-se no Partido. Apaixona-se por um professor e prepara-se para um futuro radioso. Mas, sem saber como, vê-se obrigada a confessar crimes que nunca cometeu.
Qual é a relação entre o rapto de Maria Flor e a antiga profecia? Porque está a CIA tão interessada no caso? E qual o terrível segredo que a mulher misteriosa tem para revelar?Será a China mais perigosa do que a Rússia?
Inspirado em factos reais, José Rodrigues dos Santos transporta-nos ao coração da geopolítica e mostra a grande ameaça que o Ocidente hoje enfrenta.

A segunda sugestão vai para o novo romance do escritor e jornalista João Céu e Silva, Adeus, Casablanca, com selo Guerra & Paz Editores. Com 320 páginas, o livro está à venda por 18 euros.

E se, finalmente, Hollywood fizesse a continuação do filme Casablanca, o mítico filme que ainda hoje seduz milhões de pessoas em todo o mundo, e a trama girasse em torno do desvio de um avião da TAP, o primeiro grande acto de protesto político aéreo de sempre e que causou a Salazar tantos dissabores quanto o filme Casablanca causou a Hitler?

Adeus, Casablanca fala-nos desse evento verídico que servirá de inspiração à argumentista de Hollywood que está a escrever o guião da sequela de Casablanca e para quem o desvio do Super-Constellation se torna uma obsessão e, também, uma revelação.

Neste cenário histórico, recorda-se a vigilância da polícia política sobre os exilados portugueses no norte de África, bem como a realização da Conferência de Casablanca, em que se defendia o fim da presença portuguesa nas províncias de África.

Neste Adeus, Casablanca não podia faltar a recriação da vida marroquina dos tempos em que Paul Bowles vivia em Tânger, em que a espionagem era algo bem real e em que o exílio para a vida era o preço a pagar pelas opções que se faziam.

Mais um romance cativante, escrito na forma tão característica a que o jornalista e autor já nos habituou, depois de ter “ressuscitado” Fernando Pessoa.

Da Gradiva, o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2021, Terrinhas, de Catarina Gomes. Com 256 páginas, está à venda por 18 euros.

«A alegria e a comovente ternura na avaliação da vida e da morte, associadas a uma escrita fluida e elegante, dão a este romance um indiscutível alcance literário, que importa valorizar e divulgar», realçou o júri do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís.

Houve um tempo em que a terra era tudo. Ou quase. Hoje, diz-se, vale pouco, quase nada. Muitos são os portugueses com ligações à «terrinha», que de lá saíram mudando o rumo das vidas. E vão regressando, em passagens breves que alimentam memórias, mas pouco adubam raízes. As novas gerações, que não viveram na «terrinha» dos seus ascendentes, terão dela lembranças de superfície.

Este romance, centrado numa mulher tipicamente citadina dessas novas gerações, coloca em confronto o mundo rural e o mundo urbano. E a propósito de batatas, das «nossas», que os pais todos os anos trazem da aldeia de infância, desfia a distância entre o «seu» mundo e esse «outro». Julgando ter a aldeia de Arrô arrumada no passado, uma inesperada herança leva-a a mudar a forma como olha para o pai e a mãe, que lhe pareciam de lá em pequena parcela; a avó, uma quase estranha; o avô, que nunca viu, «morreu cedo». E tanto se altera, por causa de tão poucos metros quadrados!

De Maria da Graça Videira Lopes, A Casa Ocupada, um romance com selo das Publicações Dom Quixote. Com 198 páginas e preço de capa de 15,50 euros.

De palacete oitocentista a condomínio de luxo, a história fascinante de uma casa e dos que lá viveram ao longo de mais de um século.

Um brasileiro torna-viagem mandou construir um palacete à Junqueira, em Lisboa, em 1889, para nele instalar a numerosa prole que não cessou também de aumentar fora de casa. O edifício – abandonado pelos anos 1950 e ocupado na sequência da revolução de abril de 1974, está hoje transformado num condomínio de luxo onde moram Pedro e Júlia, um jovem casal de economistas.

É pela voz de Júlia, curiosa sobre o passado da casa, mas também da sua cunhada Sofia, do namorado desta e de outros narradores, que vamos conhecendo não só as histórias das próprias personagens, mas também as que elas vão gradualmente descobrindo: a do republicano José Anastácio, o primeiro proprietário do palacete; e a do pai de Pedro e de Sofia, maoista em tempos da Revolução de 1974 e empresário de sucesso muitos anos depois.

Dos livros passamos à música. No quesito musical, os CDs continuam a ser a opção de presente natalício perfeito. E começamos as nossas sugestões com o novíssimo Casa Guilhermina que traz o já grande sucesso “Andorinhas”.

De Ana Moura, o tão aguardado Casa Guilhermina, que lidera o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas. A cantora tem apresentações agendadas para 18 de março, na Super Bock Arena, no Porto e, para o dia seguinte, no Coliseu de Lisboa

Do álbum, têm-se destacado alguns temas: “Andorinhas”, conta com mais de 6 milhões de visualizações no Youtube e valeu à artista um Globo de Ouro na Categoria de Melhor Canção e um Prémio Play na categoria de Melhor Vídeo-clip; “Jacarandá”, uma sentida homenagem ao seu amigo Prince; “Agarra Em Mim”, que ultrapassa o milhão de visualizações e “Arraial Triste” que em apenas 1 mês, já ultrapassou as 300 mil visualizações. Neste período Ana Moura foi ainda agraciada com o Prémio Play para Melhor Artista Feminina.

O albúm Casa Guilhermina está à venda por 21,99 euros, e tem selo da Sony Music. Se preferir pode oferecer um bilhete para um dos espetáculos de apresentação, cujo preço varia entre os 25 e os 32 euros.

Mesmo a pensar na quadra, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado estão de volta com Estrelas de Natal, um disco que reúne grandes clássicos de Natal adaptados pela primeira vez para português, assim como temas portugueses bem conhecidos e um tema inédito e original escrito especialmente para este disco.

Para interpretar este leque distinto de canções, os Anjos acolheram convidados muito especiais, entre eles, Diogo Piçarra, Fernando Daniel, Soraia Ramos, Calema, Nininho Vaz Maia, Buba Espinho, Elisa e Marco Rodrigues.

No disco colaboram, ainda, o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras e o Saint Dominic’s Gospel Choir, este último numa versão belíssima de “Joy to the World” que junta os Anjos a todos os artistas convidados do disco Estrelas de Natal. Com o sela da Universal, está à venda por 13,99 euros.

E para terminar, outra novidade, que já é um sucesso: Ao Fundo da Rua, de Nena.

Ao fundo da rua existe um história por contar, um beco escondido, uma família numerosa ou alguém um pouco mais sozinho. Ao fundo da rua existe uma vizinha coscuvilheira, o café do costume, as crianças a jogar à bola, e um senhor à janela.

Desde cedo que conto muitas histórias através da música. Gosto de imaginar famílias, situações, relações e cantar coisas que se podiam estar a passar ao fundo da rua. Este disco é feito de recantos e agora que é vosso, espero que queriam vir comigo nesta viagem que passa por muitas outras ruas. Em cada esquina há uma história, ou várias histórias que parecendo que não, nos dão a ver o mundo ao microscópio. Não é preciso ir para longe e voar para agarrar uma boa história, às vezes basta espreitar ao fundo da rua.

O CD está à venda por 13,99 euros, e tem o selo da Sony Music.

Boas Leituras, Bons momentos musicais e Boas Festas!

Autor:Por equipa C&H
Artigo anteriorSugestões De Natal 2022: Para Degustar E Saborear
Próximo artigoSugestões De Prendas De Natal 2022: Jogos Para Momentos De Animação

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome