A Última Travessia é o mais recente thriller publicado pela Suma de Letras. Inspirado numa história verídica, o romance de estreia da autoria de Lone Theils é mais um bom exemplo da literatura policial escandinava.
O jornalista inspirou-se na história de algumas fotografias de jovens desconhecidas, tiradas na Estação Central de Copenhaga, apareceram misteriosamente nas mãos de um assassino em série americano.
Duas jovens dinamarquesas desaparecem, sem deixar rasto, a bordo de um barco com destino a Inglaterra, em 1985. Vários anos depois, a jornalista Nora Sand, que trabalha em Londres para a revista dinamarquesa Globalt, compra uma mala velha numa loja de antiguidades, numa cidade do litoral.
Quando a jornalista abre a mala encontra uma série de fotografias e numa delas aparecem duas jovens a bordo de um barco, o que lhe chama a atenção. Nora lembra-se imediatamente do famoso caso das duas raparigas desaparecidas em 1985, que nunca fora encerrado.
Nora Sand não pode deixar de pensar no caso e viaja até à Dinamarca para descobrir o que aconteceu às duas jovens. Rapidamente depara com a história de um assassino em série que está a cumprir pena de prisão perpétua e que parece ter a chave do caso. Mas, para Nora, qual será o preço a pagar?
Lone Theils foi, durante anos, correspondente em Londres dos jornais dinamarqueses Berlingske Tidende e Politiken. Atualmente vive no seu país natal onde escreve artigos para a revista online POV International e dedica-se inteiramente à escrita.
A Última Travessia foi muito apreciado na Dinamarca, e vai ser publicado em mais 14 países, tem 416 páginas e está à venda por 20,50 euros.











