A peça de teatro sobre teatro, Calvário, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto, no Porto, nos dias 27 e 28 de outubro, pelas 21h00 e pelas 19h00, respetivamente.
Escrita e encenada por Rodrigo Francisco, diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada, Calvário é uma peça sobre teatro que reflete sobre o ofício e o sentido desta “arte traiçoeira”, como lhe chamava o Minetti de Thomas Bernhard.
Em Calvário, um teatro público está a levantar Minetti – a peça que o dramaturgo austríaco escreveu para o ator Bernhard Minetti, em 1977 –, mas paira a sombra de um grande desastre coletivo.
O ator contratado para o papel principal foi uma escolha de recurso e as suas mitomania e insolência fazem dele uma espécie de duplo da personagem. O restante elenco está insatisfeito, o assistente de encenação indigna-se com certas tiradas do texto, e o encenador desinteressa-se. Peça dentro da peça, este Minetti transforma-se assim num “calvário”, gíria teatral dos atores antigos para designar as falas de que se esqueciam nos ensaios, mas não só.
Calvário é uma coprodução entre a Companhia de Teatro de Almada e o TNSJ, com interpretação de Carlos Pereira, João Cabral, João Farraia, Luís Vicente, Pedro Walter, Teresa Mónica e Maria Velez Araújo.
O preço dos bilhetes tem o custo 10 euros, e pode ser adquirido online e no local.














