Teatro Matosinhos – Constantino Nery Arranca Temporada Com A Noite De Dona Luciana

A programação do último trimestre do ano do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery arranca esta sexta-feira, 15 de setembro, com A Noite de Dona Luciana, do argentino Copi,numa temporada que levará, ainda, A Tempestade, de William Shakespeare, o Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, e uma ópera de Donizetti a Matosinhos. 

Encenado por Ricardo Neves Neves para o teatro Elétrico, o texto A Noite de Dona Luciana, de Copi, leva ao palco um ensaio teatral tardio, interrompido por uma velha striper transsexual que lança o espetador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro. O espetáculo, estreado no inicio do ano no Teatro da Politécnica, em Lisboa, conta com Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira no elenco.  

A programação prossegue a 22 de setembro, com um concerto do premiado pianista Vasco Dantas, matosinhense e considerado um dos nomes mais promissores da música erudita portuguesa. O cartaz de musical incluirá também, a 27 de outubro, um concerto do pianista Fausto Neves, a atuação de Vítor Pereira e Vítor Pinho, a 24 de novembro, integrada na programação do ciclo de música de câmara dedicada ao piano e ao clarinete, e o concerto de canto e piano com Dora Rodrigues, Mário João Alves e João Paulo Santos. A 4 de novembro, a Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta um concerto dedicado aos novos valores, com a participação do acordeonista e compositor João Barradas.

A 24 de setembro regressa ao Constantino Nery o teatro dedicado ao mais novos, com a peça Ovo. Para o público infantil, Ninho, a 29 de outubro, e Voar, a 26 de novembro, são os destaques. 

O grande teatro regressa a Matosinhos a 4 de outubro, com a encenação de João Garcia Miguel para o clássico A Tempestade, de William Shakespeare. Antes disso, entre 29 de setembro e 1 de outubro, passará pelo palco do Constantino Nery a comédia Noivo por acaso, protagonizada por Fernando Mendes, que encarna um empreiteiro português a braços com a remodelação de uma agência matrimonial.

 A 21 de outubro Matosinhos acolherá um outro texto clássico do teatro mundial, Pedro e o Capitão, de Mário Benedetti, com encenação de Marta Carreiras e Romeu Costa, e interpretação de Ivo Canelas e Pedro Gil, o qual tem no seu centro a temática da tortura e da manipulação psicológica. Os grandes temas contemporâneos regressam a 11 de novembro, com uma versão galega de Ensaio Sobre a Cegueira, o romance de José Saramago. Encenada por Ánxeles Cuña Bóveda, esta produção do Sarabela Teatro conta com os atores Jorge Casas e Sabela Gago nos papéis principais.

A ópera Rita, do italiano Gaetano Donizetti, sobe ao palco do Constantino Nery a 13 de outubro, com encenação de António Durães. No final do ano, a 8 de dezembro, a Lisbon Poetry Orchestra, apresenta o espetáculo Poetas Portugueses de Agora, integrado na programação da Festa da Poesia. Entre 12 e 17 de dezembro regressa ainda o Dancem Todos, festival dedicado às escolas de dança de Matosinhos.

Os bilhetes vão estar à venda no local.

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorFestival Monteverdi Arranca Hoje No CCB
Próximo artigoVem Aí O V Festival Estátuas Vivas De Tomar

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome