Teatro Nacional D. Maria II Arranca Programação De 2025 Com A Farsa De Inês Pereira

A partir de 12 de fevereiro, A Farsa De Inês Pereira, reescrita que Pedro Penim fez do original de Gil Vicente estará pela primeira vez em cena em Lisboa, no Teatro Variedades, dando início à programação do Teatro Nacional D. Maria II para o ano de 2025.

Esta é uma programação composta por espetáculos, projetos de participação, eventos de pensamento, ações de formação e atividades para escolas, desenvolvida em parceria com mais de 30 teatros e municípios de todo o país.

Estreado em outubro de 2023, em Évora, A Farsa de Inês Pereira viajou por Portalegre, Setúbal, Amarante, Famalicão e Porto, ao longo de vários meses. Agora, o espetáculo é apresentado pela primeira vez em Lisboa, inaugurando uma parceria entre o D. Maria II e o Teatro Variedades, que se estenderá a mais 5 produções, até outubro de 2025.

“Cinco séculos depois da publicação de Farsa de Inês Pereira, por Gil Vicente, considerada a mais perfeita das obras do “fundador do teatro português”, Pedro Penim reescreveu o original vicentino e transformou-o numa obra do nosso tempo, lançando um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, como o trabalho, a sexualidade e a célula familiar. A Farsa de Inês Pereira é o terceiro espetáculo de uma trilogia idealizada por Pedro Penim e dedicada à família, iniciada com Pais & Filhos, em 2021, e a que se seguiu Casa Portuguesa, em 2022″.

Nesta produção do Teatro Nacional D. Maria II, Stela é uma Inês Pereira contemporânea, a quem se juntam em palco os intérpretes Ana Tang, Bernardo de Lacerda, Hugo van der Ding, June João, Rita Blanco e Vítor Silva Costa.

Em Lisboa, o D. Maria II apresentará uma programação regular, durante todo o ano de 2025, em parceria com dois espaços culturais da cidade: a Sala Estúdio Valentim de Barros, localizada nos Jardins do Bombarda (no recinto do antigo Hospital Miguel Bombarda), e que receberá mais de uma dezena de espetáculos a partir de março; e o recém-inaugurado Teatro Variedades, no Parque Mayer, onde o D. Maria II apresentará 6 produções.

A estes dois espaços culturais, juntam-se mais dois locais emblemáticos da cidade de Lisboa, o Coliseu dos Recreios, onde será apresentado o espetáculo Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral, de Pedro Penim, de 24 a 26 de abril, assinalando os 51 anos da Revolução dos Cravos; e o Mosteiro dos Jerónimos, onde, a 3 de maio, António Fonseca apresenta a falação integral de Os Lusíadas, numa sessão única de Os Lusíadas como nunca os ouviu, a propósito dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Para além de um regresso à cidade de Lisboa com uma programação anual, o D. Maria II mantém uma atividade cultural regular em todo o país. Em 2025, serão apresentados diversos espetáculos em cidades e vilas portuguesas; 6 projetos de participação, desenvolvidos em Évora, Funchal, Lamego, Loulé, Ponta Delgada e São João da Madeira, no âmbito do programa Atos, uma iniciativa do D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian; atividades para público escolar e infantojuvenil; encontros, conversas, debates, fóruns, ações de formação e o evento de pensamento Cenários, que terá lugar em Braga, no final do ano. Uma programação ambiciosa, viabilizada em parceria com mais de 30 teatros e municípios nacionais.

Esta programação pelo país tem início com a digressão do espetáculo Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral, de Pedro Penim, que viajará por 7 concelhos (Faro, Penafiel, Guimarães, Viseu, Covilhã, Águeda e Vila Real), através da Rede Eunice Ageas, já a partir de 14 de fevereiro, com sessões para público em geral e sessões para escolas. No final de abril, o espetáculo encerra a sua digressão nacional em Lisboa, com três apresentações no Coliseu dos Recreios.

As sessões estão marcadas para as 20h00, entre quarta e sexta feira, às 19h00 aos sábados e às 16h00 aos domingos. Os bilhetes estão à venda online, e custam entre 12 e 17 Euros.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorMeredith Monk Em Serralves Para Apresentar Dois Concertos Com John Hollenbeck
Próximo artigoBezegol Ao Vivo No Coliseu Do Porto Em Fevereiro

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome