Teatro Nacional De São Carlos Apresenta Dois Espetáculos Para Celebrar Os 50 Anos Do 25 De Abril

No âmbito dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, anunciou uma programação especial com dois espetáculos que celebram o ideário de Liberdade: o Requiem de Fernando Lopes-Graça e a ópera Os Dias Levantados, de António Pinho Vargas.

No dia 28 de abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o TNSC apresenta O Requiem de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), resistente antifascista que dedicou a obra às vítimas do Fascismo em Portugal.

Trata-se de um dos principais eventos do programa oficial, que reunirá antigos presos políticos no grande auditório do CCB, e que será transmitido pela RTP. Em palco, estarão a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e os solistas Bárbara Barradas, Cátia Moreso, Carlos Cardoso, Luís Cansino e Oliver Zwarg. A direção musical desta imponente obra coral-sinfónica é de Antonio Pirolli.

A ópera de António Pinho Vargas, Os Dias Levantados, com libreto de Manuel Gusmão (1945-2023) é apresentada em versão concerto, no Teatro Nacional de São Carlos, no dia 27 de junho, sob a direção musical do maestro Pedro Amaral.

O elenco é composto pelas sopranos Eduardo Melo, Sara Braga Simões e Sílvia Sequeira, o contratenor Rui Vieira, os tenores Leonel Pinheiro e Jorge Vaz de Carvalho, e os barítonos José Corvelo e Luís Rodrigues, e ainda o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Ainda no âmbito dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o TNSC, em parceria com a Imprensa Nacional, tem previsto a publicação, em três volumes, das partituras das Canções para piano, de Fernando Lopes-Graça, com edição crítica do maestro João Paulo Santos.

Os bilhetes para o Requiem de Lopes-Graça estão à venda online e no local, com um custo entre os 12,50 e 25 euros; e para a ópera no TNSC online e no local, com um custo entre os 20 e os 30 euros.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorVisitas Gratuitas E Muitas Atividades No Dia Internacional Dos Monumentos E Sítios
Próximo artigoDom Quixote Reedita Primeiras Obras De Manuel Alegre

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome