Teatro Nacional de São Carlos apresenta exposição dedicada a Niccolò Jommelli

exposicao_jommelli

Della Gloria, e Dell’Amor é o nome da exposição que pode ser vista até 10 de outubro, no Teatro Nacional de São Carlos, integrada na programação do Ano Jommelliano, e que já passou por várias cidades europeias, como por exemplo Nápoles.

A mostra insere-se nas celebrações europeias do tricentenário do compositor napolitano Niccolò Jommelli (1714-1774), e apresenta  vários documentos representativos do legado jommelliano em Portugal, nomeadamente libretos e partituras de óperas séria e cómica, serenatas e oratórias, documentos do repertório sacro, com a presença do célebre Requiem, uma das suas obras mais executadas em Portugal até ao início do séc. XX, e correspondência inédita, trocada entre os anos 1767 e 1768, quando reestabeleceu os contactos com a Corte de D. José I.

Um dos objetivos é contar uma parte da história da música do séc. XVIII em Portugal, e dar a conhecer uma época cultural ainda pouco conhecida, anterior à construção do Teatro São Carlos.

De realçar ainda a importância da obra do compositor, para o desenvolvimento da arte musical portuguesa, no período após o Terramoto de 1755, sendo que entre 1767 e 1780, nos teatros reais portugueses, foram executadas mais de 25 óperas, serenatas e oratórias do compositor, a maioria das quais para festejar importantes eventos da Corte.

A mostra pode ser vista diariamente  das 10h00 às 18h00 e os bilhetes custam 3,50 euros – a visita livre e 7,50 euros  a visita guiada. Ambos os bilhetes incluem visita às zonas públicas do Teatro Nacional São Carlos.

Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorDo Naturalismo ao Impressionismo em exposição na Galeria Municipal da Nazaré
Próximo artigoOs Gatos Não Têm Vertigens, novo filme de António-Pedro Vasconcelos estreia a 25 de Setembro

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome