O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, recebe nos dias 7 e 8 de setembro, o espetáculo The Imperial Bells Of China. Trata-se de uma produção teatral e musical que traz até Portugal a sofisticação cultural da Antiga China.
O espetáculo, produzido pelo Hubei Provincial Performing Arts Group, mergulha nas raízes culturais e históricas da China Antiga. É inspirado no patriotismo do poeta Qu Yuan (340-278 a.C), um estadista da Antiga China, cuja vida e obra continuam a influenciar as tradições artísticas do país.
A narrativa do espetáculo transporta o público para o Estado de Chu, nas margens do rio Yangtzé, um território que, antes da Dinastia Qin, viveu um florescimento social, político e económico. Este ambiente rico e vibrante alimentou o desenvolvimento de uma cultura única, refletida nos impressionantes figurinos, adereços e, sobretudo, na música apresentada em The Imperial Bells Of China.
O ponto alto do espetáculo reside na utilização de instrumentos musicais que são réplicas precisas dos encontrados no “palácio subterrâneo da música” em Suixian, uma descoberta arqueológica de 1978. Entre estes instrumentos, destacam-se os sinos Zeng Houyi, com mais de 2400 anos, que eram outrora utilizados em cerimónias da corte, refletindo a riqueza e a sofisticação da época. Estes sinos, juntamente com outros instrumentos, produzem os oito tons fundamentais que ecoam por toda a produção, recriando a majestade da música do antigo povo Chu.
Através de uma combinação harmoniosa de canto, dança e música, os artistas em palco evocam a grandiosidade de uma das mais antigas culturas do mundo, mas também homenageiam a figura de Qu Yuan. A sua trágica morte e devoção patriótica ainda hoje inspiram tradições como o Festival do Barco-Dragão.
Desde a sua estreia em 1983, The Imperial Bells Of China tem sido uma ferramenta crucial para a preservação e promoção da herança cultural chinesa, tendo sido apresentado em 57 países e regiões, com mais de 1.000 atuações. Esta será a primeira vez que o Hubei Provincial Performing Arts Group atua em Portugal, antes de seguir para Sevilha, Espanha.
Os bilhetes para este evento já estão disponíveis nos locais habituais, online e no local, e custam entre os 20 e os 78 euros. Estão previstas duas sessões, uma dia 7 de setembro às 19h00 e outra dia 8 de setembro às 17h00.

















